Foz ao Minuto

Jogo solidário para ajudar Moçambique

Jogo solidário para ajudar Moçambique

1 de abril de 2019

Alunos da Escola Secundária Bernardino Machado visitaram os Laboratórios da Crioestaminal e o Centro Rovisco Pais




No dia 29 de março, os alunos da Escola Bernardino Machado do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (1.º, 2.º e 3.º anos de formação), visitaram as instalações da Crioestaminal e do Centro de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais. Integrado no Parque Biocant (o único parque português de Ciência e Tecnologia integralmente dedicado à biotecnologia), situado em Cantanhede, trata-se do primeiro e maior banco familiar de criopreservação de células estaminais em Portugal e que, atualmente, armazena 100 000 amostras de cordão umbilical, recolhidas ao longo dos 12 anos da sua existência. 

Nesta instituição foi apresentada aos alunos a estrutura da Crioestaminal, modo de funcionamento, mecanismo de recolha e tratamento das células do cordão umbilical, vantagens deste processo relativamente a outros processos de recolha de células estaminais e aplicabilidade das mesmas. Os alunos tiveram ainda a oportunidade contactar com o Kit de recolha de células estaminais, de visitar as instalações do laboratório, podendo observar os investigadores de diversas áreas, na manipulação e preparação das amostras para criopreservação. 

 Já no período da tarde, os discentes foram visitar o Centro de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais, localizado na Tocha. Esta instituição com perto de 80 anos de existência, criada inicialmente para o tratamento de doentes com lepra é, atualmente, um centro dotado de instalações e profissionais dedicados a tratamento de reabilitação de doentes de que sofreram lesões medulares e em cuidados continuados. Após uma breve apresentação da instituição, foram dadas a conhecer a unidade dos cuidados continuados, do serviço de lesionados medulares e o Pavilhão Santana Maia, onde se fazem treinos de fisioterapia e de medicina desportiva de reabilitação.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.



[email protected]

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI
Copyright © Foz ao Minuto