A turma do 4.º ano (1º ciclo) da Escola do Castelo, no âmbito do Ensino Experimental das Ciências, a decorrer semanalmente no Núcleo Museológico do Mar (NMM), numa parceria com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, deslocou-se à praia da Tamargueira com a missão de recolher todo o tipo de lixo existente.
Aparentemente, quando se chegou à praia parecia uma praia limpa. No entanto, no espaço de uma hora, os alunos com o apoio das técnicas do NMM recolheram, após contagem, 664 itens poluentes da praia.
Os alunos ficaram surpreendidos com alguns dos itens encontrados.
Querem deixar um grito de Alerta à população. De entre outros itens encontraram 172 beatas de cigarros, 43 sacos de plástico e 13 artigos de higiene pessoal, onde se inclui uma fralda usada.
Pediram de mãos dadas, em círculo, desculpa à MÃE NATUREZA, em nome dos utentes inconscientes e agradeceram o privilégio de ter uma praia maravilhosa a poucos metros da sua escola.
Na parte da tarde em vez de estarem no habitual contexto de laboratório experimental, construíram, na sala de aula, alguns objetos com o material recolhido na praia.
Um fim de dia criativo, inovador, cheio de aprendizagens, em articulação com o Núcleo Museológico do Mar, em Buarcos.
0 Comentários