A Consciência Ambiental dos Alunos da Escola do Castelo





A turma do 4.º ano (1º ciclo) da Escola do Castelo, no âmbito do Ensino Experimental das Ciências, a decorrer semanalmente no Núcleo Museológico do Mar (NMM), numa parceria com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, deslocou-se à praia da Tamargueira com a missão de recolher todo o tipo de lixo existente. 

Aparentemente, quando se chegou à praia parecia uma praia limpa. No entanto, no espaço de uma hora, os alunos com o apoio das técnicas do NMM recolheram, após contagem, 664 itens poluentes da praia. Os alunos ficaram surpreendidos com alguns dos itens encontrados. Querem deixar um grito de Alerta à população. De entre outros itens encontraram 172 beatas de cigarros, 43 sacos de plástico e 13 artigos de higiene pessoal, onde se inclui uma fralda usada. 

Pediram de mãos dadas, em círculo, desculpa à MÃE NATUREZA, em nome dos utentes inconscientes e agradeceram o privilégio de ter uma praia maravilhosa a poucos metros da sua escola. Na parte da tarde em vez de estarem no habitual contexto de laboratório experimental, construíram, na sala de aula, alguns objetos com o material recolhido na praia. Um fim de dia criativo, inovador, cheio de aprendizagens, em articulação com o Núcleo Museológico do Mar, em Buarcos.


Publicar um comentário

0 Comentários