Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

19 de outubro de 2018

"Os jovens que Ataíde não quis na Piscina-Mar" - Crónica de Carlos Miguel Vitória

Foto ilustrativa do voluntariado na Figueira da Foz de Bonae Spei (Facebook)



“Os jovens que Ataíde não quis na Piscina-Mar!” 

Crónica de Carlos Miguel Vitória


Num concelho de costas voltadas para os jovens, foram estes que ao longo dos últimos dias se têm mobilizado de forma voluntária para ajudar a limpar o rasto de destruição que nos assolou. Isto revela que apesar de o município ter desistido deles estes recusam-se a cruzar os braços e nada fazer. Nos últimos anos temos assistido a uma política de juventude inexistente. Os jovens não podem prosseguir os seus estudos superiores por cá, como a geração anterior. Não têm oportunidades de emprego sustentável para iniciar a sua vida independente. Não têm condições para formar família e fazer esta crescer. E muito mais se podia enumerar de políticas de juventude inexistentes. 


A Figueira é um concelho cada vez mais deserto de jovens. Estes quando saem raramente voltam. Comparada com outros concelhos a Figueira não é atrativa para regressar. É urgente reverter o caminho que seguimos. A figueira está a envelhecer aceleradamente e, infelizmente, o que nos espera no fim da velhice é a morte! A figueira está a morrer! A única salvação é o rejuvenescimento, e enquanto este não acontecer o futuro é a morte. No entanto, os jovens, deram uma bofetada de luva branca no Município. Eles amam a sua terra, não querem desistir dela! Quando esta precisa estes estão lá. É pena que o contrário já não se verifique. 

O facto de não terem aulas não os fez ficar por casa. Organizaram-se de uma forma imediata em vários grupos informais, sem hierarquias complexas ou cadeias de comendo, a opinião de todos era partilhada com todos. Souberam identificar prioridades e adequaram as ações aos meios disponíveis. Mostraram as melhores qualidades desta geração. Não houve clubismos ou cores partidárias, eram todos iguais. O que os moveu foi uma causa, são uma geração de causas! O importante era fazer o que era possível, e arranjar maneira de fazer o impossível. 

Os mais novos com ações mais próximas, mas nem sempre menos leves, e os mais velhos, e com capacidade de mobilidade, nas freguesias mais distantes. Mesmo quem trabalha, após cumprir as suas funções laborais, sai para a rua e segue noite dentro a fazer o que pode. Prescindem de momentos de lazer e descanso, da companhia das suas famílias e vão ajudar quem precisa, quem na maioria dos casos não conhece, e que os encontra nas ruas e apenas pede ajuda. 


Estes foram os jovens que João Ataíde, numa reunião de Câmara de Maio, mandou ir para a praia ou talvez para a piscina do parque de campismo, recusando fazer um preço especial de acesso para jovens à Piscina-Mar! 



Carlos Miguel Vitória




Esta e todas as crónicas escritas neste espaço são da inteira responsabilidade dos seus autores.

2 comentários:

  1. Exagero de artigo. Discurso de politiquice

    ResponderEliminar
  2. Têm que tornar estas notícias ainda mais públicas, sempre baseadas em factos, para envergonhar quem deve ser envergonhado.

    ResponderEliminar

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.



FotografiaLDA

Principais destaques da semana

Anuncie AQUI

Copyright © Foz ao Minuto