Foz ao Minuto

[email protected]

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

6 de dezembro de 2018

Fóssil de crocodilo mais antigo do mundo foi descoberto em Tentúgal

Imagem ilustrativa


Um grupo de paleontólogos portugueses fez uma descoberta que vem «alterar aquilo que a comunidade cientifica pensava sobre a origem dos crocodilos a nível mundial». 

A descoberta do "Portugalosuchus azenhae, "uma espécie com cerca de 95 milhões de anos, encontrada em Tentúgal (Montemor-o-Velho)". 



De acordo com o estudo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade de Coimbra, a descoberta desta nova espécie «mostra que os verdadeiros crocodilos são 20 milhões de anos mais antigos do que se pensava». 

«Os répteis semelhantes a crocodilos, os crocodilomorfos, existiam desde os primórdios da era dos dinossauros mas os verdadeiros crocodilos, pertencentes ao grupo dos Crocodylia, aparecem apenas no final dessa era. E agora, 20 milhões de anos mais cedo»

O fóssil descoberto em Tentúgal (Montemor-o-Velho) «baseia-se num crânio e na mandíbula inferior e tem vários caracteres nunca vistos em nenhuma outra espécie», o que levou os especialistas a assumir que se trata de uma espécie nova. 

Este exemplar português é, portanto, «a única espécie deste tipo bem documentadas e válidas naquela idade geológica, na Europa, e o representante mais antigo de Crocodylia conhecido até agora, ajudando a preencher uma lacuna no registo fóssil».
O crânio foi encontrado por Matilde Azenha, que agora é homenageada com o nome de espécie ‘Portugalosuchus azenhae’, o fóssil recolhido em Tentúgal, estará em breve em exibição no Museu da Lourinhã. O estudo foi publicado na revista científica ‘Zoological Journal of the Linnean Society’.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.



FotografiaLDA

Principais destaques da semana

Anuncie AQUI

Anuncie AQUI
Copyright © Foz ao Minuto