Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

FotografiaLDA

FotografiaLDA

7 de maio de 2018

Alunas da Joaquim de Carvalho no Técnico em “Engenheiras por 1 dia”


EDUCAÇÃO


Na passada sexta-feira, 4 de Maio, 42 alunas do 11.º ano da Escola Secundária Joaquim de Carvalho estiveram presentes num seminário do projeto-piloto “Engenheiras por 1 dia”, de que a escola é parceira, entre 10 escolas a nível nacional.

As alunas da Escola, acompanhadas pelas Professoras dinamizadoras do projecto na Escola, Anatilde Gomes e Júlia Seiça, e pelo Director Carlos Santos, tiveram a oportunidade de conviver com alunas e alunos vindos de todo o país, que, tal como elas, se encontram ainda em fase de formação de nível secundário e são potenciais candidatos a cursos de engenharia tradicionalmente escolhidos por rapazes.


Este seminário, que tinha por objectivo realizar um balanço da primeira edição deste projeto, teve lugar no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, e foi presidido pela Ministra da Presidência e Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, que salientou a bondade do projeto, referindo: “Para que saibam o impacto destas profissões de futuro, para que vocês possam fazer escolhas informadas, em prol de uma sociedade cada vez mais equilibrada”. Destacou-se ainda a intervenção de Teresa Alvarez, da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género que concluiu: “Quisemos desconstruir os preconceitos sobre o que é suposto fazer um rapaz e uma rapariga e as escolas são cruciais neste desafio. A igualdade constrói-se, e é um edifício em relação ao qual temos que permanecer vigilantes para que não corra o risco de desabar”.

O “Engenheiras Por 1 Dia” nasce no quadro da Agenda para a Igualdade no Mercado de Trabalho e nas Empresas, e como principal missão não só o combate, mas também a prevenção da segregação das mulheres nas engenharias. Para tal foram convidadas 10 escolas-piloto de todo o país para operacionalizar acções de mentoria / role model com as engenheiras. No total, foram desenvolvidas 50 actividades com 517 alunos/as. A iniciativa é coordenada pela Comissão para a Igualdade e a Cidadania (CIG) e tem como parceiros o IST e a Associação Portuguesa De Estudos Sobre As Mulheres (APEM). o seminário, intervieram engenheiras, alunos/as e professores/as envolvidas no projeto, foram desenvolvidos workshops entre as escolas, tendo o evento sido encerrado pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.









Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Anuncie AQUI

Principais destaques da semana

Copyright © Foz ao Minuto