Foz ao Minuto

20 de março de 2019

Orçamento Participativo de Pombal – Lista definitiva tem oito projetos em votação





A Câmara Municipal de Pombal aprovou, na última reunião, a lista definitiva dos projetos que estarão a votação na edição 2018 do Orçamento Participativo (OP), processo que iniciará com a publicação dos projetos definitivos.

Das 18 propostas que foram apresentadas no âmbito do OP 2018, a Comissão Técnica de Análise deliberou a passagem à fase de votação de oito propostas. A votação, esta, decorrerá por um período de 19 dias seguidos no site www.pombalparticipa.pt.
Assim, os projetos que passam agora a votação são os seguintes:

Pombal – Jogos Municipais

Trata-se de um projeto de colaboração interorganizacional “que visa aumentar a dinâmica e dimensão desportiva que o concelho de Pombal possui, para melhorar ainda mais a sua qualidade de vida dos munícipes. Trata-se da elaboração, organização e execução de uma agenda de eventos desportivos, concertados entre o Município e as Juntas de Freguesia, em cooperação com as diversas associações e clubes desportivos, assente nos valores de desportivismo, saúde, educação, solidariedade e sustentabilidade”.

Remodelação de balneários, Impermeabilização e Manutenção de Bancadas – Parque Desportivo de Albergaria dos Doze

O projeto pretende “a remodelação dos balneários, impermeabilização das bancadas e manutenção de cobertura metálica no Parque Desportivo Vale das Éguas em Albergaria dos Doze”.

Requalificação do Polidesportivo da Ilha

O proponente deste projeto pretende “a requalificação do Polidesportivo existente na Ilha, junto ao centro escolar, promovendo, assim, uma melhoria do edifício dos balneários, a colocação de um piso sintético, bem como reforço da segurança no acesso, com a colocação de sinalização horizontal que permita a passagem de crianças da escola para o polidesportivo em segurança”.

Iluminação em passadeiras e principais atravessamentos no Concelho

O projeto visa “o incremento da iluminação de passadeiras e atravessamentos, considerando que esta configura uma necessidade que deve ser tida como uma forma de promoção da segurança de peões e de automobilistas. O projeto propõe o reforço da iluminação das principais passadeiras e pontos de atravessamento no concelho, em especial naquelas que se encontram junto às Escolas, Centros de Saúde e Extensões de Saúde. Para o proponente, com a colocação de um poste de luz em cada uma das passadeiras identificadas, propõe-se aumentar os níveis de visibilidade para peões e automobilistas”.

Alteração do centro de Medicina Desportiva para camaratas de Acolhimento de Atletas em Estágio

Proposta que pretende dar seguimento “ao acolhimento de atletas de modalidades desportivas que frequentemente estagiam na cidade de Pombal (nas modalidades de karaté ou basquetebol, por exemplo) podendo vir a ser usufruto de outras modalidades devido à centralidade deste edifício no que diz respeito à zona desportiva (excelente localização face aos pavilhões, piscinas, estádio, pista de atletismo, ginásio, campo de ténis). O edifício já está dotado de balneários e WC’s, devendo ser capacitado para a dormida de atletas e espaço para pequenas refeições”.

Corredor KISS&GO nas 30 escolas do Concelho

Segundo a proposta, “a comunidade escolar do concelho de Pombal necessita de uma urgente reorganização das áreas de transito envolventes aos centros escolares. O projeto consiste na criação de um corredor exclusivo para embarque e desembarque de alunos que não ultrapasse mais de 3 minutos, sendo o ideal uma paragem de apenas 30 a 60 segundos, saindo da viatura e dirigindo-se à escola, sempre com supervisão visual dos pais. No caso do pré escolar e primeiro ciclo sugeriria um prazo máximo de 3 minutos para que os pais pudessem estacionar e deslocarem-se eles próprios entregando as crianças em mãos dos auxiliares da escola”.

Jardim dos Olhos de Água

É proposto o melhoramento do Jardim dos Olhos de Água, “na localidade de Anços, de modo a que se mostre a beleza natural da nascente do Rio Anços, para, desta forma, convidar ao desenvolvimento turístico da zona. A proposta consiste em criar um espaço de parqueamento, próximo da placa que limita a entrada na localidade da Arrancada. Para além disso, propõe-se a criação de um passadiço em madeira na zona da curva, para proteção e circulação de peões. Propõe-se ainda a criação de espaço verde na zona perto da nascente, com mobiliário urbano de lazer”.
Educação Financeira para a população
“Fazer formação de educação financeira em todas as freguesias, tendo em vista a população adulta, tendo por objectivos a melhoria do conhecimento sobre o dinheiro; aprendizagem de técnicas de gestão de ordenado; prevenção de adversidades financeiras; técnicas para poupança de dinheiro”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


[email protected]

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI
Copyright © Foz ao Minuto