Receba novidades da Foz ao Minuto no seu Email

2 de setembro de 2017

Conhece a história da freguesia do Alqueidão?




HISTÓRIA

A palavra "alqueidão", é uma palavra árabe que significa passagem estreita, a freguesia do Alqueidão situa-se na margem sul do Concelho da Figueira da Foz, e é freguesia desde 30 de Março de 1928.

Geograficamente encontra-se na margem esquerda do rio Pranto que é um efluente do rio Mondego, esta freguesia é delimitada pelas freguesias do Paião (a sul), de Lavos (a poente), Vila Verde (a norte e através dos Rios Mondego e Pranto) porém a nascente deste rio conflui com os arrozais do Baixo Mondego e com as freguesias de Abrunheira (Montemor-o-Velho) e Samuel (Soure).

A sua paisagem é caracterizada pelos campos de arroz do baixo Mondego, assim como as vastas extensões de Pinhal e terrenos de cultivo.

A mais antiga indústria de arroz em Portugal (fundada em 1920), e também a mais prestigiada, a Ernesto Morgado SA situa-se nesta freguesia.

Na gastronomia o Alqueidão tem uma ligação directa com a cultura do arroz, nos pratos confeccionados para ocasiões especiais (como casamentos e festividades) esteve sempre presente este cereal.

Nas bodas que duravam mais de dois dias era igualmente presença obrigatória a carne de carneiro, hoje em dia devido aos gostos alimentares terem mudado, os pratos tradicionais vão perdendo a força e desaparecendo, tal como noutras freguesias. 

No entanto foi possível apurar que Arroz Doce, Morcelas de Sangue e Bolo de Moado são iguarias típicas do Alqueidão.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Copyright © fozaominuto