Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

17 de novembro de 2018

A 1ª Guerra Mundial, o Centenário do Armistício, os Alunos da Bernardino Machado e o Museu Municipal



No passado dia 15 de Novembro, os alunos do 9.º ano da Escola Secundária Bernardino Machado, acompanhados pela professora Rosa Maia, deslocaram-se ao Museu Municipal da Figueira da Foz, com o duplo objetivo de lembrar a participação de Portugal na I Guerra Mundial e de evocar o centenário do  Armistício, ocorrido no dia 11 de novembro de 1918.

Os alunos foram acompanhados numa visita guiada a uma exposição sobre armas e outros utensílios utilizados pelos soldados portugueses durante a I Guerra Mundial, no seu difícil quotidiano nas trincheiras, em território francês.
Através de imagens expostas, os discentes foram sensibilizados para o horror que os soldados viveram nessas trincheiras, onde viviam na lama, martirizados pelo frio gélido, pelos ataques do exército inimigo, pelos gases tóxicos, suportando ainda, os parasitas e os ratos.
Conviviam com o sofrimento dos colegas feridos, pois nem sempre era fácil a chegada de ajuda médica, e viviam atormentados pelo medo da sua própria morte.  Enquanto ouviram as explicações que foram sendo dadas sobre os objetos expostos, os alunos foram percebendo como era frágil a proteção dada por alguns dos equipamentos usados naquela altura, como os capacetes ou as máscaras de gás, e quanto a guerra deixa o ser humano vulnerável ao sofrimento extremo.   Também foram sendo colocadas questões, esclarecidas dúvidas, tendo os alunos mostrado bastante interesse, curiosidade e atenção a tudo o que foi visto e dito.
No final da visita foi salientado que, às 11 horas da manhã de 11 de Novembro de 1918, entrou em vigor o Armistício que pôs fim à Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o qual, na altura, foi entendido como o fim definitivo das guerras. Pensava-se que depois de uma guerra com estas proporções já não haveria mais nenhuma. 
De seguida, os discentes participaram, de forma entusiástica, numa atividade intitulada “Jogo  da Glória”, dinamizada pelos Serviços Educativos do Museu, que tem uma dimensão lúdico-didático. Aborda a temática das transformações na Europa e no Mundo no início do século XX, com especial incidência sobre o período da 1º Guerra Mundial e sobre o Armistício. Para a realização do jogo, os alunos da Bernardino Machado, foram divididos em dois grupos, usaram capacetes que representavam, simbolicamente, as duas forças em confronto, as Potências Centrais e os Aliados, e responderam a perguntas em várias áreas, desde a política, à geográfica, artística e cultural.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.



FotografiaLDA

Principais destaques da semana

Anuncie AQUI

Copyright © Foz ao Minuto