Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

3 de maio de 2018

«Maio é Museu 2018» com iniciativas para diferentes públicos


FIGUEIRA



Pelo sexto ano consecutivo o Município da Figueira da Foz promove o «Maio é Museu!», com um programa diversificado de eventos que «revelam a dinâmica de um equipamento que pretendemos vivo e ao serviço da cultura figueirense».

O programa de actividades, que teve início esta quarta-feira, 02 de maio,  com a conferência  «As comunicações no Baixo Mondego na época romana», proferida por Vasco Mantas e integrada no ciclo «Temas de Arqueologia», prossegue domingo,  06 de maio, data em que se assinala o 124.º aniversário da fundação do Museu Municipal Santos Rocha (MMSR), este ano In Memoriam de David de Souza, nascido também ele a 06 de maio (1880). O programa de aniversário contempla a abertura do MMSR a partir das 14h00 e até às 19h00, a actuação do Coral David de Sousa e do Ensemble de Cordas do Conservatório de Música David de Sousa e visitas acompanhadas ao Museu e Reservas.




O programa prossegue dia 16 de maio, no MMSR, onde se realiza, pelas 21h30, a sessão de encerramento do ciclo «Museu Fora D´Horas 2018», que terá como convidada a cantora e actriz Adelaide Ferreira.

Sendo o mês de maio dedicado aos Museus não poderiam faltar, dia 18 de maio, as Comemorações do Dia Internacional dos Museus, este ano sob o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. Assim, abrem ao público duas novas exposições temporárias: “Revelações", do artista plástico sérvio Branislav Mihajlovic (na sala de exposições temporárias 1 do MMSR) e "Aves do Baixo Mondego- Luz", de Pedro Baptista (no Núcleo Museológico do Sal), sendo esta a primeira de quatro exposições sobre a avifauna do Baixo Mondego, da autoria deste  fotógrafo de natureza, vencedor do segundo prémio da categoria fauna do GENERG – Fotógrafo de Natureza do Ano. 

Ainda a 18 de maio, Branislav Mihajlovic realiza visitas guiadas à sua exposição, direccionadas ao público escolar, e no Núcleo Museológico do Mar,  Joana Cabral Oliveira, do CEF-UC,  dá a “Conhecer a costa rochosa portuguesa através da coleção de conchas marinhas do Núcleo”.

Dia 19 de maio, a partir das 21h30, o MMSR associa-se às comemorações da Noite Europeia dos Museus e apresenta o  espectáculo multidisciplinar "NU MEIO", de Filipa Francisco e Bruno Cochat. Em cena desde 1996, NU MEIO ironiza a relação de um casal tipicamente português que se refugia no fado e no “maldizer”. O Homem – Firmino - demarca um território no meio do palco de onde as duas personagens não podem sair. A Mulher – Mila - tenta obsessivamente trepar, agarrar, sufocar este “homem montanha”.

O «Maio é Museu!» prossegue a 25 de maio, pelas 21h30, no MMSR, com um Concerto integrado nas comemorações do Centenário da morte de António Fragoso, em que participarão as norte-americanas Courtney Miller (oboé) e René Lecouna (piano), que interpretarão, exclusivamente, obras de compositores portugueses.

A 29 de maio, o  Núcleo Museológico do Mar comemora o seu 15.º aniversário com um conjunto de iniciativas lúdico-pedagógicas, dirigidas à para a comunidade escolar e local, encerrando assim  mais uma edição do «Maio é Museu!».

Todas as actividades são gratuitas e pretendem atingir um público cada vez mais diversificado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.



FotografiaLDA

Principais destaques da semana

Anuncie AQUI

Copyright © Foz ao Minuto