Foz ao Minuto

[email protected]

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

2 de maio de 2018

Comemoração dos 125 Anos da Associação Naval 1.º de Maio



DESPORTO


Na noite de 30 de Abril para o dia 1 de Maio de 1893 a Associação Naval 1.º de Maio era criada. 125 Anos depois o Núcleo de Antigos remadores da Associação Naval 1.º de Maio manteve viva a memória e a cultura que herdou da Associação Naval 1.º de Maio, levando a cabo um conjunto de iniciativas para celebrar o aniversário daquela centenária Associação.


No dia 30 de Abril a partir das 22h30 o Posto Náutico foi aberto para inauguração da exposição documental que reuniu alguns dos marcos mais relevantes da História da Naval. A assinalar esta data, onde outrora se jantava ao sabor do bacalhau com couves e batatas, houve lugar a um Porto de Honra e alguns bolos de aniversário da Associação Naval 1.º de Maio.


O dia 1 de Maio começou cedo com um treino às 08h00 para os Atletas dos escalões de juvenis, juniores, seniores e veteranos, realizado nos campos da praia do relógio e liderado pelo Treinador José Canhola. Às 10H30 os actuais Atletas, Corpo Técnico e Dirigentes do Núcleo de Antigos Remadores efetuaram a romagem ao túmulo do Remador António Cachola, onde prestaram uma homenagem ao Atleta da Naval que morreu em 22 de Junho de 1930 durante a realização de uma prova do Campeonato Regional de Fundo na Figueira da Foz.

Como anteriormente noticiado, a Taça Salazar esteve em exposição no Posto Náutico. Sendo uma peça museológica classificada de valor inestimável, ao vivo, é ainda mais imponente e bonita do que nas inúmeras fotografias existentes. Esta Taça representa a importância que a modalidade do Remo teve há algumas décadas atrás na sociedade em geral e na Figueira da Foz em particular, representando uma época de ouro do Remo que dificilmente se repetirá.    
Houve ainda lugar ao já tradicional almoço do Remo da Naval para Atletas, familiares e amigos seguindo-se o batismo dos barcos que recentemente se vieram juntar à restante frota do Remo da Naval. Foram convidados o Treinador Augusto Alberto, o Capitão do Porto Comandante Humberto Rocha e a Vereadora do Desporto Mafalda Azenha para o momento solene de baptismo das embarcações dando a conhecer o nome dos seus “Padrinhos”, Núcleo de Antigos Remadores da Associação Naval 1.º de Maio, Empresa Suporte e Empresa Xavier, Lda.

Nestes dias plenos de carga sentimental, história, intensidade, emoções e memórias foram várias as pessoas que se associaram ao Núcleo de Antigos Remadores da Associação Naval 1.º de Maio nas comemorações dos 125 Anos da Naval, agradecemos a todos a presença e as mensagens de confiança transmitidas que nos dão alento para dar continuidade ao Remo da Naval. 

Destaque ainda para a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, do Presidente da Assembleia Municipal, José Duarte Pereira, da Vereadora do Desporto, Mafalda Azenha, do Capitão do Porto, Comandante Humberto Rocha e do Presidente da Junta de Tavarede, Fernando António Martins Lopes.

















Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais recentes em destaque

Direitos de Autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.

Copyright © Foz ao Minuto