Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

14 de agosto de 2019

Maiorca: 15 mil pessoas visitaram Findagrim 2019






A FINDAGRIM - Feira Industrial . Comercial e Agrícola de Maiorca, realizou –se de 7 a 11 de agosto na Feira Nova de Maiorca com a finalidade divulgar as potencialidades económicas e culturais da freguesia de Maiorca e da região e o tema desta edição foi a evocação dos 825 anos de História de Maiorca, cuja carta de foral foi atribuída pela Rainha Dona Dulce (esposa do Rei D. Sancho I) ao couto de Maiorca em 1194.

Segundo a organização «A Findagrim 2019 foi visitada por cerca de quinze mil pessoas, tendo sido afetada pelas condições meteorológicas adversas nos dias 7 e 8 de agosto em que choveu , o que não permitiu que se atingisse os vinte mil visitantes como se pretendia».

Os cabeças de cartaz foram os seguintes: Sons do Minho- 7 agosto Iran Costa e DJ Sara Santini- 8 agosto D.A.M.A – 9 de agosto Irmãos Verdades- 10 agosto Rita Guerra com a Banda Filarmónica Maiorquense- 11 de agosto. Estiveram presentes tasquinhas e bares a cargo das coletividades da freguesia a serviram a gastronomia e doçaria local, onde foram reis, pratos como a Caldeirada de Enguias, as Enguias Fritas , o Arroz de Cabidela ,o Arroz de pato entre outros e doces como as papas de moado, o bolo moca, as delicias de Maiorca e o famoso arroz doce confecionado com Arroz Carolino do Baixo Mondego. Existiram igualmente quermesses a cargo de Associações, onde saiam rifas que poderiam ser peças de louça, doçaria, animais (gatos, galos, pombas galinhas, galos e coelhos ) e hortaliças, entre outros produtos. Estiveram presentes várias empresas da região de várias setores, a mostrar as suas atividades e as suas potencialidades, a par de uma mostra de artesanato. Realizaram se os desfiles dos potes e dos aventais tradicionais e uma prova de arroz doce , que foi confecionado por várias instituições da Freguesia e por uma senhora de Anadia. 

O 18º Desfile de Carroças e Trajes Tradicionais e bicicletas antigas que se realizou no dia 11 de agosto, teve objetivo mostrar e valorizar animais que ajudavam em tempos idos o homem no trabalho do campo nesta freguesia do concelho da Figueira da Foz. Antigamente os burros, as vacas e os cavalos faziam parte do quotidiano desta vila, quer na laboração de terra, no trabalho da eira, como no transporte de produtos agrícolas. Estes animais desfilaram engalanados, conduzidos pelos seus donos que foram trajados a rigor, representado quadros vivos alusivos a temas rurais da região e do passado. Este desfile mais uma vez recriou os usos e costumes, fazendo reviver memórias já esquecidas aos que visitem a Vila por ocasião da FINDAGRIM. 



Este desfile teve a participação de pasteleiras ( bicicletas antigas), cujos condutores foram trajados a rigor, bem como de cavalos e charretes. Este desfile teve a participação dos jogadores da Casa do Povo de Maiorca ,que foram campeões Nacionais na época 1971/1972 da FNAT (Fundação Nacional para a Alegria do Trabalho), que findo o desfile foram alvo de um homenagem e voto de louvor pela Freguesia de Maiorca. A animação do desfile esteve a cargo dos Gaiteiros Quiaenses , do Grupo de Concertinas do Grupo Etnográfico e Folclórico da Granja do Ulmeiro e por vários músicos da Associação Musical União Filarmónica Maiorquense.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais recentes em destaque

Direitos de Autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.

Copyright © Foz ao Minuto