Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

16 de novembro de 2018

Crianças e jovens de Montemor aprendem a trazer ambiente no coração



No âmbito do Plano de Educação Ambiental para 2018 e antecipando a Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos, o Município de Montemor-o-Velho preparou várias ações de educação e sensibilização ambiental direcionadas para a comunidade escolar e para estabelecimentos comerciais.

Durante o mês de outubro, as crianças do pré-escolar do concelho foram levadas, através de algumas brincadeiras, a questionar se “Bem me Quero, Mal me quero, muito, pouco ou nada?”. Esta atividade, promovida pelo Município de Montemor-o-Velho em colaboração com a SUMA, pretendeu realçar a relação entre o direito de usufruir de espaços públicos de qualidade e o dever de os manter com a limpeza, segurança e qualidade iniciais.

A gestão dos resíduos ficou “no coração" dos alunos e as alunas do 1º Ciclo do Ensino Básico que, com a atividade “Põe Montemor-o-Velho no coração e o lixo no lugar!”, foram incentivados a valorizar e a promover as boas práticas ambientais. Apelando ao sentido de pertença e à vinculação afetiva com o território, esta ação pretendeu contribuir para o desenvolvimento de uma cidadania ativa, sustentável e eficiente na gestão dos resíduos e dos recursos.

De modo a incentivar e a facilitar a separação seletiva dos resíduos pelos alunos e alunas, o Município Montemorense ofereceu a todos os estabelecimentos de ensino do pré-escolar e do 1º CEB baldes ecopontos.
Para além destas ações com a comunidade escolar, está ainda a ser desenvolvida uma ação junto dos estabelecimentos comerciais do concelho, no sentido de promover a separação seletiva dos resíduos e a adesão ao serviço de recolha porta a porta disponibilizado pela ERSUC.
Presente nas ações que decorreram nas escolas, o adjunto do presidente da Câmara, Rui Santos, reforçou que “o investimento na educação e na sensibilização ambiental é fundamental para um concelho sustentável e saudável” e deixou um conselho aos jovens: “Todos nós, todos os dias, temos de adotar comportamentos e rotinas de redução, reutilização e reciclagem. Só assim vamos continuar com Montemor-o-Velho no coração”.

A Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, que decorre de 17 a 25 de novembro, visa alertar para a problemática da produção excessiva de resíduos e as consequências negativas para o meio ambiente. Pretende-se, assim, contribuir para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável e para a construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.



FotografiaLDA

Principais destaques da semana

Anuncie AQUI

Copyright © Foz ao Minuto