Foz ao Minuto

Anuncie AQUI

Anuncie AQUI

17 de julho de 2018

Praia de Buarcos recebe projecto “Praia M+ - Mais Mobilidade, Praia Segura para Todos”



BUARCOS


O projeto “Praia M+ - Mais Mobilidade, Praia Segura para Todos”, implementado desde 2005 pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, está de volta à Praia de Buarcos, permitindo que deficientes motores e pessoas com mobilidade reduzida possam desfrutar de banhos de mar. 

«No ano passado tivemos aqui 73 utilizações, mas bastaria uma para que este projeto se justificasse, em nome da inclusão e da igualdade», afirmou o Vereador do pelouro da Acção Social, Nuno Gonçalves, numa visita, esta terça feira de manhã, ao espaço assegurado por uma equipa permanente e exclusiva de  dois nadadores-salvadores e dotado de uma cadeira anfíbia (tiralô).

«A implementação de um Projecto destes faz ainda mais sentido no caso do nosso Município, que tem em curso, e de forma efectiva e não apenas semântica, um Plano Municipal da Igualdade», acrescentou, lembrando ainda que «esta resposta é, em segundo plano, mais uma aposta diferenciadora na nossa oferta, servindo a nossa população com deficiência motora e/ou mobilidade reduzida e também instituições e famílias com elementos portadores de deficiência, oriundas dos mais diversos locais e que aqui encontram esta oportunidade de beneficiar de todos os apoios necessários ao pleno desfrute de uma ida à praia». Para além do tiralô e da equipa preparada para o manobrar, a Praia de Buarcos cumpre os restantes requisitos para este projeto. 


«A utilização do tiralô exige zonas de praia com mar calmo e fraca ondulação», explicam os nadadores-salvadores Nelson Silva e Catarina Mota. Paralelamente, a Praia de Buarcos conta com as necessárias instalações sanitárias e de estacionamento com acessibilidade para pessoas com deficiência. «A zona onde este projeto se encontra a funcionar tem todas as condições de acessibilidade para as pessoas portadoras de deficiência, e a praia foi este ano, novamente, galardoada com a Bandeira de Praia Acessível, que é um reconhecimento da oferta de serviços e de bem-estar desta zona a pessoas com mobilidade condicionada». sublinhou o Vereador. 

«Os utilizadores vêm normalmente em grupos, através de instituições, mas também há famílias que há vários anos aqui vêm porque assim todos os elementos da família podem ir a banhos com segurança», explicam os nadadores-salvadores. «Ser um concelho family friendly também é isto», concluiu o Vereador Nuno Gonçalves.

Sobre o  “Praia M+ - Mais Mobilidade, Praia Segura para Todos”


Horário

10h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00, todos os dias, incluindo fins de semana e feriados.
Período de Funcionamento
02 de julho a 02 de setembro de 2018.

Participação:
A participação é completamente gratuita e a marcação individual e/ou de grupos até 5 pessoas é feita no local. A participação de grupos com 5 ou mais pessoas carece de marcação prévia junto da Divisão de Educação e Assuntos Sociais da Autarquia, através do 233401860/3/5

Outras informações:


Autorização prévia da Capitania do Porto da Figueira da Foz
Dado que o local de implantação do Posto Praia M+ é do domínio marítimo, foi solicitada autorização prévia à Capitania do Porto para a implantação no local do posto Praia M+.

Acessibilidade do Posto Praia M+, eliminação de Barreiras Arquitectónicas e melhoria dos acessos à Praia
O Projecto Praia M+ tem um espaço delimitado.
Para facilitar a acessibilidade ao local foi prolongada a passadeira existente no local.


Recursos Humanos

O Posto Praia M+ é assegurado por dois Nadadores-Salvadores, Catarina Mota e Nelson Silva, que têm como funções manter o seu funcionamento diariamente, no local (Praia de Buarcos) e horário definido (das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00), para apoio à população que utiliza o tiralô e assegurar a manutenção do material de assistência e segurança e do material de primeiros socorros do Posto Praia M+.


Material de Primeiros Socorros

O Posto Praia M+ dispõe de material de assistência e segurança e de material de primeiros socorros.


Seguro de Acidentes Pessoais para os utilizadores

Dado o tipo de população que utiliza este serviço e por forma a acautelar eventuais acidentes, foi realizado um seguro de acidentes pessoais que cobre os seus utilizadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

FotografiaLDA

FotografiaLDA

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Principais destaques da semana

Copyright © Foz ao Minuto