Foz ao Minuto

Anuncie AQUI

Anuncie AQUI

15 de agosto de 2018

Maiorca: Milhares de pessoas visitaram a FINDAGRIM, que já tem data marcada para o próximo ano



A FINDAGRIM - Feira Comercial, Industrial, e Agrícola de Maiorca realizou-se  de 8 a 12 de Agosto de 2018 na Feira Nova de Maiorca. por onde passaram milhares de pessoas ao longo de 5 dias de música, tradição, gastronomia, cultura e muita animação.

A FINDAGRIM teve como finalidade divulgar as potencialidades económicas e culturais da freguesia e região.
Estiveram presentes várias empresas da região a mostrarem as suas atividades e as suas potencialidades, a par de uma mostra de artesanato, que mostraram as potencialidades e valências empresariais, associativas e culturais não só da vila de Maiorca , mas de todo o Baixo Mondego.
O cartaz de espetáculos foi constituído por um leque de artistas consagrados a nível nacional ( Ana Malhoa, Quim Barreiros, Toy, Amor Electro e os Red), que foram antecedidos pelas atividades que se desenrolaram no palco cultural, que foram constituídas por Folclore, Dança Moderna, Filarmónicas, Fado e Música Popular a cargo das associações da Freguesia de Maiorca e de outras do concelho da Figueira da Foz (Alqueidão, Paião e Vila Verde).   Na tenda Eletrónica as noites terminaram com a prestação de DJS.
No dia da abertura esteve presente a SIC com a rúbrica Olhá a Festa inserida no Jornal da Noite, que mostrou uma recriação das mondadeiras a fazerem a monda nos arrozais dos campos de Maiorca e esteve presente no recinto da Findagrim.
Como é tradição realizou se o desfile de aventais e de potes tradicionais a par de uma prova do arroz doce de Maiorca para o público presente.
Houveram tasquinhas e bares a cargo das Colectividades da Freguesia de Maiorca e Vila Verde a serviram a gastronomia local, onde se salienta a caldeirada de enguias, o arroz de cabidela e as enguias fritas e uma rica doçaria onde é rei o arroz doce confeccionado com o arroz carolino produzido no Baixo Mondego, que foi o tema desta edição, a par de outros doces como  o bolo moca, as papas de moado e o bolo anjo.

O 17 º  desfile de Carroças Tradicionais inserido na FINDAGRIM , realizou-se no dia 12 de Agosto e teve como objectivo mostrar e valorizar animais que ajudaram o Homem no trabalho do campo nesta freguesia do concelho da Figueira da Foz. Antigamente os burros, as vacas e os cavalos faziam parte do quotidiano desta vila, quer na laboração de terra, no trabalho da eira, como no transporte de produtos agrícolas. Estes animais desfilaram engalanados, conduzidos pelos seus donos que foram trajados a  rigor, representado quadros vivos alusivos a temas rurais da região e do passado. Este desfile teve a participação de cerca dezenas de pasteleiras ( bicicletas antigas), cujos condutores foram trajados a rigor, bem como de uma charrete e cavalos .Este desfile voltou a impor-se como um dos momentos mais significativos do certame ao evocar as “Raízes do Baixo Mondego” , que se baseiam na cultura ancestral do Arroz Carolino que por aqui foi introduzido no reinado de D Dinis no século XIII.


Em 2019 a FINDAGRIM irá se realizar de 7 a 11 de Agosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

FotografiaLDA

FotografiaLDA

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Principais destaques da semana

Copyright © Foz ao Minuto