12 de outubro de 2017

Poeiras do Norte de África chegam hoje a Portugal e ficam até ao fim-de-semana

Foto de Sul Informação



METEOROLOGIA

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a partir de hoje dia 12 de Outubro de 2017, vão chegar a Portugal poeiras provenientes do Norte de África as quais "entram na circulação de um anticiclone que está centrado na região de Cádis" e deverão subir por Portugal continental, podendo chegar até à Madeira (nessa subida pelo continente há uma forte possibilidade de a Figueira da Foz ser atingida por esta poeira, embora seja de forma ligeira).
Contudo, sublinhou avançou a mesma fonte a camada de poeiras é pouco espessa e, mesmo podendo alastrar para Norte, a maior concentração será sempre na região Sul (Algarve e Alentejo).
Recorde-se que nos últimos dias foram excedidos o limiar de informação ao público do ozono e os valores-limite de dióxido de azoto e partículas em suspensão nalgumas zonas do território do continente.
Atribuindo a situação às condições meteorológicas e à influência dos incêndios florestais, as autoridades lembram que esta libertação de poluentes para a atmosfera tem efeitos na saúde humana, sobretudo nas populações mais vulneráveis: crianças, idosos, grávidas, pessoas com problemas respiratórios crónicos e doentes do foro cardiovascular.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Copyright © fozaominuto