Anuncio

Anuncio

13 de outubro de 2017

A Primeira Guerra Mundial no Agrupamento de Escolas Figueira Mar


EDUCAÇÃO

Decorreu nas escolas Infante D. Pedro e Bernardino Machado, ambas do Agrupamento Figueira Mar, nos dias 10 e 12 de Outubro, uma palestra dirigida aos alunos do 9º ano, acompanhados pelas professoras de História, sobre a Colecção de Armaria, com incidência nos materiais da Primeira Guerra Mundial, dinamizada pelo técnico José Santos Silva, do Museu Municipal Santos Rocha, (inserido no Serviço Educativo de Continuidade, da Divisão de Cultura da CMFF), cuja docente responsável foi Rosa Maia.

A actividade proporcionou aos alunos a oportunidade de beneficiarem de uma aula de História diferente, mais dinâmica e abrangente sobre este primeiro conflito mundial (1914-1918). Foi feita uma viagem muito interessante sobre as principais inovações militares, o seu aperfeiçoamento progressivo ao longo do conflito e foi colocado em evidência o quanto isso foi determinante para as estratégias de combate que foram sendo adoptadas ao longo de uma guerra que decorreu em três fases.

Os alunos puderam manipular armamento, original, da I Guerra Mundial, perceber o seu funcionamento e “eficácia” em combate. A partir dos dados sobre o número de mortos e estropiados, militares e civis, bem como das imagens de sofrimento dos soldados envolvidos neste conflito, foi colocada em perspectiva o armamento existente nos inícios do século XX, relativamente ao material bélico actual, muito mais sofisticado e ainda mais mortífero, tendo-se reflectido sobre o perigo que constituiria para a Humanidade a eclosão de um novo conflito nos nossos dias, o que deverá ser evitado a todo o custo. Os alunos mostraram-se muito atentos, colocaram dúvidas e levantaram questões muito pertinentes, tendo revelado muito entusiasmo e curiosidade sobre as armas que estiveram expostas na sala de aula.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Copyright © fozaominuto