Município abre candidaturas para o Espaço de Coworking do Edifício do Quartel da Imagem

 




Encontram-se abertas as candidaturas ao Espaço de Coworking do Edifício Quartel da Imagem, um local que pretende estimular, incentivar e apoiar o empreendedorismo no concelho da Figueira da Foz apoiando projetos, empresas, e profissionais liberais em processo de incubação, mas que estejam, também, numa fase de desenvolvimento e consolidação da sua atividade e/ou negócio. As candidaturas decorrem em contínuo, ficando estabelecido como prioridade de integração a sua ordem de entrada nos serviços e são limitadas à disponibilidade de espaços de trabalho. 


Espaço de Coworking do Edifício é dirigido a promotores de atividades de produção multimédia e artística, entre outras, desde que revelem caráter inovador no seu projeto, sendo eles: Empreendedores singulares ou coletivos, detentores de projetos ou de atividade empresarial adequada que se encontre em fase de startup, em processo de desenvolvimento ou consolidação das suas ideias de negócio; Toda a pessoa detentora de iniciativas locais de emprego, bem como profissionais liberais com vista ao auto-emprego, que possam ser complementares. 

Neste espaço pretende-se criar uma comunidade de empreendedores, em conjunto com o espaço de Coworking “Mercado de Ideias” e com a restante rede do “Ecossistema de Empreendedorismo” da Figueira da Foz, fomentando, assim, a interação entre profissionais de diversas áreas. Inserido num edifício secular reabilitado, situado numa zona histórica e urbana da cidade, ocupando a totalidade do segundo piso, este novo espaço municipal é composto por quatro salas com postos de trabalho partilhados, acompanhadas de serviços de apoio logístico e administrativo básicos, tais como, receção, impressora, copa, salas de reuniões e sala polivalente para os mais diversos eventos. O regulamento, que define os conceitos, modalidades e condições de acesso, bem como os procedimentos que definem o funcionamento do Espaço Coworking, encontra-se disponível para consulta em https://www.cm- figfoz.pt/cmfigueiradafoz/uploads/writer_file/document/1971/regulamento_espaco_coworking_edificioquartel_imagemff.pdf. 

Os candidatos a Coworker podem optar por, mediante a disponibilidade por: Ponto de Trabalho Individual, com possibilidade de mesa partilhada (quando a candidatura é apresentada por mais do que um empreendedor do mesmo projeto/empresa); Sala Business, pressupõe a utilização de um gabinete com todos os pontos de trabalho disponíveis, afetos ao mesmo projeto/empresa. Estão disponíveis três modalidades de candidatura: Coworker Projet — quem pretende desenvolver um projeto, com ou sem finalidade económica, e opta por usufruir de um espaço equipado e pertencer a uma rede de contactos ( o período de permanência pode ir até 2 anos); Coworker Business — para empresas que se encontram em fase de arranque ou em processo de desenvolvimento dos seus negócios (o período de permanência pode ir até 3 anos.). 

Estas candidaturas são formalizadas através do preenchimento de formulário próprio para o efeito, disponível para download no site institucional do Município da Figueira da Foz, em: https://www.cm-figfoz.pt/pages/1302 e a sua entrega pode ser efetuada presencialmente, por correio registado com aviso de receção ou ainda por correio eletrónico. A candidatura Coworker Criativo — utilizadores que podem usufruir dos equipamentos disponíveis e/ou ponto de trabalho, para necessidades pontuais ou de curta duração, que estejam envolvidos em projetos criativos ou pertençam a empresas ou entidades que, pela natureza da sua atividade, necessitem de usufruir dos equipamentos disponíveis por um período de tempo de ocupação que pode ser de meio-dia, um dia, uma semana ou um mês. 

A utilização do espaço para o Coworker Criativo não está sujeita a candidatura, bastando ser requerida com antecedência, por e-mail, à entidade gestora. Neste caso, deve ser indicado qual o projeto ou atividade, a finalidade de utilização bem como as datas e equipamentos pretendidos, de modo a ser avaliada a sua disponibilidade e a formalização do termo de cedência do Espaço.

Enviar um comentário

0 Comentários