Montemor-o-Velho assinala Dia Mundial da Criança com «um presente pleno de estórias e história»




O original puzzle 3D, que se transforma num Castelo e que também é um porta-lápis, é mais do que um brinde do Dia Mundial da Criança.

Para além de representar um dos símbolos de Montemor-o-Velho, o belo e imponente Castelo, este puzzle 3D é mais uma concretização da premissa "Valorizamos o que é nosso”.


Foi na sala do futuro, localizada nas Piscinas Municipais de Montemor-o-Velho, que o puzzle ganhou asas e passou de uma ideia a um Castelo porta-lápis. O espaço que pretende promover uma aprendizagem integradora potenciadora da imaginação, criatividade, iniciativa, partilha e colaboração foi a base logística e tecnológica para a criação do puzzle que, no dia 1 de junho, vai ser distribuído às cerca de 1300 crianças dos JI e 1º CEB do concelho.


Desenvolvido integralmente pelos serviços da Autarquia, desde a sua conceção, à materialização e produção de cerca de 1300 unidades, o puzzle 3D visa estimular a criatividade dos alunos e alunas, ser amigo do ambiente, utilizando materiais reciclados e recicláveis, e também rentabilizar e otimizar recursos.

 



«O Município de Montemor-o-Velho, apesar das restrições impostas pela pandemia, continua a fazer questão de assinalar o Dia Mundial da Criança procurando chamar a atenção para os direitos das crianças e a importância de um ambiente de paz e harmonia para o seu pleno desenvolvimento social e intelectual» afirma o Município através de comunicado.


Com a firme esperança de que, no próximo ano, já seja possível voltar a encher os espaços municipais de milhares de sorrisos e muita brincadeira para mais novos, a Autarquia vai, este ano, assinalar a data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1950 com a oferta de um puzzle a três dimensões (3D) às crianças do pré-escolar (público e privado) e das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Montemor-o-Velho.


A “transformação” deste puzzle 3D em Castelo porta-lápis, para além de uma oportunidade educativa e de despertar de consciência para as questões ambientais e de defesa da natureza, será um momento repleto de simbolismo, ao motivar as crianças para conhecer e explorar a história do concelho, reforçando o sentido de pertença e de identidade.


«Paralelamente, a Autarquia lançou o desafio ao Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho para, neste Dia Mundial da Criança, dar mais visibilidade e enfatizar o importante papel das escolas e da comunidade educativa junto das crianças do concelho. Assim, os canais de comunicação do Município de Montemor-o-Velho vão ser, no próximo dia 1 de junho, o palco das nossas escolas, divulgando algumas das atividades, jogos e brincadeiras que vão encher de alegria este dia e homenageando todos os professores, educadores, auxiliares que diariamente dão de si pelas nossas crianças» acrescenta ainda a mesma nota.


Enviar um comentário

0 Comentários