Hugo Almeida é o mandatário para o Desporto da candidatura de Pedro Machado à Figueira da Foz





A candidatura “Pedro Machado - Figueira do Futuro” à Câmara Municipal da Figueira da Foz apresentou esta manhã, na Praia de Buarcos, o seu mandatário para o Desporto e Cidadania, assim como as principais linhas orientadoras da candidatura para uma política municipal de Desporto. 


O mandatário para o Desporto e Cidadania é Hugo Almeida, antigo internacional A da Seleção Nacional Portuguesa e figura conhecida de todos na Figueira da Foz. Natural da Figueira da Foz, Hugo Almeida começou a sua carreira no Grupo Desportivo de Buarcos. Foi transferido para a Naval com idade de iniciado e daí seguiu para o FC Porto, onde percorreu os restantes escalões de formação. Além dos dragões, fez carreira no União de Leiria, Boavista, Werder Bremen, Besiktas e Académica, entre outros clubes. Pela Seleção Nacional, marcou 19 golos e esteve presente em quatro fases finais: Euro 2008, Mundial 2010, Euro 2012 e Mundial 2014. 

Na apresentação de Hugo Almeida, Pedro Machado, candidato a presidente da Câmara, elencou as ideias-chave que pretende implementar na política municipal para o Desporto. Partindo do pressuposto que “a prática desportiva ajuda a formar e a educar para a cidadania”, Pedro Machado sublinhou que “urge criar na Figueira da Foz uma política desportiva que acolha o dever de formar e educar para a cidadania, e que seja pautada por objetivos relacionados com o crescimento dos indivíduos como cidadãos”. 

Da mesma forma, o candidato reiterou que é fundamental “criar na Figueira uma política de inclusão social que acolha no seu seio a vertente desportiva e a sua capacidade de combater as várias exclusões sociais”, uma vez que o desporto é um fator importante de inclusão social. 

Por outro lado, Pedro Machado frisou que importa também “incorporar o fair-play como o modo de estar na vida, seja no desporto, na vida profissional, em sociedade”. Entre os projetos a desenvolver na área do Desporto, a candidatura “Pedro Machado - Figueira do Futuro” destaca cinco prioridades: A primeira é “Figueira da Foz 3600”. A Figueira da Foz tem condições únicas para se posicionar ao longo de todo o ano como a melhor Praia da Europa para a prática de desporto & atividades ao ar livre, como “International Leading Destination” para o segmento dos desportos de praia. 


A segunda proposta é promover a Figueira da Foz como “Cidade Surf”, através de um conceito ligado ao lifestyle, à arte e aos produtos endógenos da região, a par de outras modalidades, como o remo, o padel e outros desportos de deslize. 

A terceira prioridade é fortalecer a Figueira da Foz como “Destino Desporto Ativo & Natureza”, recuperando a Serra da Boa Viagem como local de eleição para a prática de desporto de natureza. A aposta clara numa modalidade-farol, garantindo as condições para que compita na principal divisão nacional, é outra prioridade. Pela tradição da cidade, o basquetebol reúne todas as condições para ser a modalidade eleita. Finalmente, o candidato propõe o projeto “Figueira da Foz, Cidade de Desporto Informal”. 

Este visa aproveitar de forma muito mais efetiva os excelentes locais que a Figueira da Foz dispõe para a prática do desporto informal, como o Parque das Abadias, a Praça do Forte, as zonas desportivas das praias, os passadiços ou as ciclovias, promovendo a aposta em projetos e iniciativas que incentivem as atividades informais de desporto comunitário, com um impacto muito positivo para todos os residentes, bem como para todos os visitantes.

Publicar um comentário

0 Comentários