Tavarede recebe Programa de Educação Parental - Capacitação para Pais




No âmbito do Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar(PIICIE), cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020 e pelo Fundo Social Europeu , promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC ) e da qual o Município da Figueira da Foz é parceiro , teve início, no passado doa 11 de janeiro, no Paço de Tavarede, o Programa de Educação Parental, destinado a pais e encarregados de educação de crianças, dos 6 aos 10 anos, a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico da Rede Pública do Município. Esta ação procura diminuir os fatores de risco familiar através da compreensão das necessidades dos pais e da criança e da intervenção precoce, do fortalecimento das famílias e do aumento da sua compreensão acerca dos vários aspetos do desenvolvimento infantil. Dada a grande adesão por parte dos pais/encarregados de educação, foram constituídos dois grupos de trabalho, abrangendo um total de 24 participantes. 

Desenvolvido ao longo de sete sessões, com a duração aproximada de três horas, o programa, que tem data prevista de terminus para 18 de abril, tem como objetivo potenciar a relação entre pais/educadores e filhos/educandos. A iniciativa será dinamizada no Paço de Tavarede, quinzenalmente, aos sábados, entre as 09h30 e 12h30, por uma equipa de técnicos especializados, com formação em educação parental. 

Em termos gerais o Programa tem como objetivos estratégicos capacitar os pais para: a análise e reflexão de diferentes metodologias na área da parentalidade positiva; a prevenção e reversão dos comportamentos de risco; a aplicação de diferentes ferramentas e estratégias lúdico-pedagógicas que potenciem a relação 2 positiva e consciente com a criança por parte dos seus “educadores” formais /informais, e a promoção de relações interpessoais positivas entre crianças e adultos.

Publicar um comentário

0 Comentários