Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

25 de outubro de 2019

Arciprestado do baixo Mondego acolhe novo Presbítero







Por Aldo Aveiro


No Coração do Arciprestado do Baixo Mondego, sete comunidades cristãs, em Unidade Pastoral, nas Margens do Mondego - Paróquias de Nossa Senhora da Graça de Abrunheira, Santa Susana da Carapinheira, Santa Maria d’Alcáçova e São Martinho de Montemor-o-Velho, Nossa Senhora do Ó de Reveles, Nossa Senhora da Conceição de Verride, Nossa Senhora da Conceição de Vila Nova da Barca e Reitoria de Santo António da Ereira - recebem o seu novo Pastor, Padre José António Afonso Pais, em cerimónia a realizar no próximo domingo, 27 de Outubro, pelas 15h30, na celebração da Missa Solene, na Igreja do Convento dos Anjos, em Montemor-o-Velho. 

Nascido a 31 de Janeiro de 1953, no Instituto Maternal em Coimbra, registado natural da freguesia de Aguda, concelho de Figueiró dos Vinhos, José António fez os seus primeiros estudos na Escola Primária de Chão de Couce, concelho de Ansião, ingressando no Seminário Menor em Buarcos e Figueira da Foz, e frequentando, depois, o Seminário Maior de Coimbra, onde finalizou o Curso de Teologia. Foi ordenado de Diácono na Sé de Coimbra, em 1977, e fez estágio em Ansião, sendo ordenado de presbítero, na Igreja Paroquial de Ansião, por Sua Ex.ª Reverendíssima D. João Alves, Bispo de Coimbra, no dia 5 de Março de 1978. Na sua primeira nomeação como presbítero é colocado como Coadjutor na paróquia da Mata Mourisca (Pombal), onde permaneceu de Outubro de 1978 a Setembro de 1979. Em Outubro de 1979 é nomeado Pároco em Seixo da Beira e Ervedal da Beira até 1988, assumindo a paroquialidade da Lousã, de Novembro de 1988 a Outubro de 1994. De Novembro de 1994 a Agosto de 1995 – Ano Sabático na Diocese de Verssailles, nas paróquias de Conflans Ste Honorine, Andrésy e Maurecourt. De regresso à Diocese de Coimbra, é nomeado Pároco em Arzila, Figueiró do Campo, Pereira do Campo e Santo Varão, entre 1995 e 2001. Neste ano, é nomeado Assistente Espiritual nos HUC e CHUC (tendo frequentado, durante 2 anos, um Curso no Centro de Humanización de la Salud San Camilo em Tres Cantos – Madrid), missão que cumpriu até Agosto de 2019. Entretanto, entre 2016 a 2019, foi Presidente da Associação Portuguesa de Capelães e Assistentes Espirituais e Religiosos Hospitalares (AsER). Em 26 de Julho de 2019, é nomeado pároco nas comunidades cristãs ribeirinhas do Coração do Baixo Mondego, nas Margens do rio Mondego – Carapinheira e Montemor-o-Velho, do ex-arciprestado da Carapinheira, e Abrunheira, Ereira, Reveles, Verride e Vila Nova da Barca, do ex- arciprestado de Alfarelos e Soure - das quais tomará posse no dia 27 de Outubro, na celebração solene da Eucaristia, seguindo-se um lanche- convívio. 


Fotografia de Aldo Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

Mais recentes em destaque

Direitos de Autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.

Copyright © Foz ao Minuto