Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

3 de junho de 2019

Coliseu Figueirense com visitas guiadas





Na Figueira da Foz, terra marítima e fluvial ancestralmente visitada por povos de diversas línguas e culturas, a memória da tradição tauromáquica adentra-se pelos séculos. O Coliseu Figueirense tem a sua génese no desejo de dotar a Figueira de uma praça de touros condigna: João Antunes Pereira das Neves (1844-1911), médico, cidadão e empreendedor diligente, com vários investimentos na área do turismo, imprimiu o dinamismo necessário para a reunião de uma comissão de entusiastas da tauromaquia que, a 13 de Junho de 1895, dão início à sociedade por acções “Companhia do Coliseu Figueirense”. 

O espectáculo de inauguração realizou-se no dia 24 de Agosto de 1895, num Coliseu “sólido, elegante, vasto e cómodo”, à época com capacidade para 7000 pessoas e dotado já de “cafés, restaurantes”, “fornecimento de refrescos e aluguer de almofadas”. A Companhia do Coliseu Figueirense promove, entre 4 de Junho e 30 de Agosto, um programa de visitas guiadas ao Coliseu. 

A opção por estruturar um programa de visitas guiadas que mostre o edifício e as áreas reservadas, integrando os conhecimentos específicos da prática tauromáquica na sua dimensão simbólica e histórica, surgiu como resposta à grande procura que nos últimos anos vem surgindo por parte do público nacional e estrangeiro no contacto com uma das mais bem conservadas praças de touros do país. Essencial para a compreensão do crescimento e urbanização do Bairro Novo para Norte, o Coliseu Figueirense foi criado com valência específica de praça de touros, mas a sua estrutura imponente permitiu-lhe afirmar-se como a maior sala de espectáculos ao ar livre da cidade da zona centro, acolhendo eventos musicais, desportivos e sociais que são já parte da identidade local, como os desfiles das marchas de São João e a Festa da Sardinha, potencial que quer agora colocar ao serviço de experiências de turismo cultural e histórico. 

As visitas guiadas, de 90 minutos, realizam-se de 3.ª a 6.ª feira, com início às 15h30. Os ingressos têm o custo de 2 Euros por pessoa, sendo gratuitos para menores de 12 anos, e podem ser adquiridos no local. Para reservas e mais informações, o email é podesaber.patrimonio@gmail.com ou na página www.podesaberpatrimonio.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais recentes em destaque

Direitos de Autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.

Copyright © Foz ao Minuto