Prevenção dos Maus-Tratos Infantis e Juvenis no Agrupamento de Escolas Figueira Mar





O Agrupamento de Escolas Figueira Mar em colaboração com o Programa de Combate ao Abandono e Promoção de Igualdade de Acesso ao Ensino (CMFF/CIM), CPCJ da Figueira da Foz, Cáritas Diocesana de Coimbra e Associação Novo Olhar desenvolveu junto da comunidade escolar várias atividades, de modo a assinalar o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos. Esta comemoração teve como objetivo consciencializar a comunidade escolar para a importância da prevenção dos maus-tratos infantis e juvenis, promover a partilha de ideias, sentimentos e relações de proximidade e de afeto entre os alunos e favorecer a parentalidade positiva entre pais e filhos, através do reforço dos fatores protetores. Assim, no dia 29 de abril, no Jardim de Infância de Buarcos (Agrupamento de Escolas Figueira Mar) procedeu-se à elaboração de laços azuis e à sua colocação nas diversas salas e distribuição do calendário dos afetos. 

No mesmo dia, no Centro Escolar de Vila Verde (Agrupamento de Escolas Figueira Mar) foi realizada uma sessão dirigida aos alunos do 4º ano, sobre a "História do Laço Azul e a importância dos fatores protetores nas crianças" e distribuição do calendário dos afetos pelos alunos da Escola. No dia 30 de abril, na Escola Secundária Dr. Bernardino Machado (Agrupamento de Escolas Figueira Mar) foram distribuídos laços azuis, panfletos acerca da temática, visualização do filme “Precious” pelos alunos integrados nas turmas 10º D, 10º F, 11º D, distribuição de abraços em troca de marcadores de livros, construção de um Laço Humano e ainda, um Flash-Mob. 

Na Escola Infante D. Pedro (Agrupamento de Escolas Figueira Mar), o data foi celebrada a 14 de maio, com decoração da escola com mensagens alusivas ao tema, distribuição de panfletos, construção de um Estendal dos Direitos das Crianças e Jovens, decorado pelos alunos da escola e, atuações musicais, sob a responsabilidade das professoras de música.

Publicar um comentário

0 Comentários