Figueira da Foz na rota das comemorações do Dia da Marinha

Foto de Carlos Pinto



Por Carlos Pinto



No passado dia 11 de Maio, começou as comemorações do Dia da Marinha, sendo este ano Coimbra, a cidade escolhida. Sendo a primeira fez que, uma cidade sem mar, a marinha vai promover actividades por toda a cidade, bem como para diversos pontos do país. A Figueira da Foz coube o privilégio de receber os navios NRP Figueira da Foz e o NRP Escorpião. O NRP Mondego, como está no cartaz das comemorações da Marinha Portuguesa, foi substituído pelo NRP Escorpião. Contundo no domingo passado, a hora da visita da Foz ao Minuto, encontrava-se também o NRP Setúbal, o mais recente navio da Marinha Portuguesa, da classe Viana do Castelo, a mesma que o NRP Figueira da Foz. 







O NRP Figueira da Foz é um Navio de Patrulha Oceânico (NPO) tendo sido construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo e entregue a Armada Portuguesa a 25 de Novembro de 2013. Tem como missão exercer funções de autoridade do estado e a realizar tarefas de interesse público nas áreas de jurisdição ou responsabilidade nacional na zona económica exclusiva nacional, mas também missões de cariz humanitário entre outras. 

O NRP Escorpião é uma Lancha de Fiscalização, tendo entrado para a Marinha Portuguesa a 26 de Julho de 1991, com a sua construção a cargo dos estaleiros Arsenal do Alfeite. Nas suas missões destacam-se a fiscalização da pesca, a busca e salvamento marítimo, a fiscalização dos esquemas de separação de tráfego marítimo, o controlo da poluição no mar. No dia 18 a 20 deste mês vão estar de acesso gratuito os faróis de Portugal, sendo o farol do cabo Mondego, um dos faróis contemplados. 





Fonte marinha.pt

Publicar um comentário

0 Comentários