Escola Joaquim de Carvalho (re)visita O ano da Morte de Ricardo Reis


Decorreu, no passado dia 13 de Março, uma visita de estudo a Mafra e Lisboa, a qual envolveu cerca de cento e trinta alunos do 12º ano da Escola Secundária Joaquim de Carvalho, acompanhados por sete professores. 

Da visita constaram a ida ao Palácio Nacional de Mafra para assistirem ao espetáculo teatral O Ano da Morte de Ricardo Reis, levado à cena pelo grupo Éter Produção Cultural, bem como uma viagem no tempo, possibilitada pela realização do percurso literário “Lisboa, Onde o Mar se acabou e a Terra Espera”, proposto pela Fundação Saramago. Os alunos puderam, deste modo, visitar alguns espaços frequentados por Ricardo Reis, a personagem do romance saramaguiano, após ter regressado a Portugal depois da morte do seu criador, Fernando Pessoa, não sem antes terem ouvido algumas considerações sobre a vida e obra do Nobel da Literatura e a Fundação. 

O Martinho da Arcada, o Rossio, a Rua do Alecrim, o largo Luís de Camões, o Alto de Santa Catarina e a Brasileira foram apenas alguns dos muitos espaços que os jovens percorreram numa visita guiada de cerca de duas horas. Esta visita foi mais uma das atividades dinamizadas pelos docentes de Português, Ana Caetano, Heloísa Cordeiro, Ana Cristina Pereira e Manuel Coelho com vista a desenvolver a formação integral dos alunos, incutindo-lhes o gosto pela literatura portuguesa.

Publicar um comentário

0 Comentários