Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

27 de setembro de 2018

Auditório Municipal recebe Documentário sobre o arquitecto Ventura Terra




A Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás em parceria com a Associação Ventura Terra promove, dia 19 de outubro, pelas 14h30, no Auditório Municipal da Figueira da Foz, uma sessão de apresentação do documentário «Ventura Terra - Projectar a Modernidade», de Fernando Carrilho, e do livro « Açôr – O cão de Ventura Terra», de Gisela Silva, que contará com a participação de Alda Sarria Terra.


A sessão é gratuita e direcionada à Comunidade Escolar, contudo aberta ao público em geral.
 O arquiteto Miguel Ventura Terra (1866-1919), figura incontornável da arquitetura portuguesa do início do século XX, marcou indelevelmente a cidade de Lisboa. Apesar do seu falecimento prematuro deixou-nos um conjunto de obras relevantes um pouco por todo o país no domínio da arquitetura pública, privada e religiosa.
O documentário «Ventura Terra - Projectar a Modernidade» permite uma aproximação a estas obras (re) visitando-as e (re) descobrindo-as nas suas diferentes tipologias e geografias. Partindo da investigação para a exposição Ventura Terra, Arquiteto. Do util e do bello, promovida pela Direção Municipal de Cultura | Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa no âmbito das comemorações do centenário do nascimento deste Arquiteto. Esta "viagem” é acompanhada por depoimentos de investigadores que completam a narrativa visual.
Fontes documentais e iconográficas ilustram os edifícios existentes ou já demolidos, elucidam sobre a obra feita e a obra projetada. O documentário aborda, também, os planos propostos por Ventura Terra para a transformação e modernização urbanas.
O documentário conta com a participação de Raquel Henriques da Silva do Instituto de História da Arte/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa, Júlia Varela do CHAIA - Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, José Pedro Tenreiro da Faculdade de Arquitectura – Universidade de Lisboa, Ana Cláudia Marques da Confraria de Santa Luzia, Viana do Castelo, Cátia Mourão da Assembleia da República e de Ana Isabel Ribeiro do Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa.
O realizador Fernando Carrilho é coordenador do Arquivo Municipal de Lisboa – Videoteca e autor de vários documentários, onde se destacam os recentes Ophiussa – Uma cidade de Fernando Pessoa (2012), Bairro Alto – 500 Anos (2013), A Paisagem de Artur Pastor (2014) e Varinas – Um Símbolo de Lisboa (2015).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.



FotografiaLDA

Principais destaques da semana

Anuncie AQUI

Copyright © Foz ao Minuto