Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

FotografiaLDA

5 de agosto de 2018

Faleceu Adelino Pedrosa Veríssimo



ÚLTIMA HORA


Aos 102 anos de idade, faleceu esta manhã, em sua casa, no Paião, Pedrosa Veríssimo, antigo presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz e patrono do Agrupamento de Escolas do Paião.


Adelino Pedrosa Veríssimo nasceu a 4 de Setembro de 1915 na freguesia do Paião, local onde residia. Frequentou o seminário até ao 6.º ano dos liceus, conseguindo concluir os estudos do Ensino Secundário como trabalhador estudante, apesar de na época não haver estatuto que permitisse beneficiar de quaisquer regalias.
O patrono da escola EB 2,3 Pedrosa Veríssimo frequentou a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Filologia Clássica em 1945. Em 1946 concluiu o Curso de Ciências Pedagógicas, enquanto leccionava no Colégio de Peso da Régua. Fez estágio Pedagógico no então Liceu Normal de D. João III em Coimbra, de 1947 a 1949. Ingressou depois no ensino oficial, como professor agregado, e de 1949 a 1961 exerceu a actividade lectiva no Liceu Municipal da Figueira da Foz e no Seminário da Imaculada Conceição, na mesma cidade, aqui como forma de gratidão pela casa onde havia iniciado os estudos secundários.
Durante este período foi também Vereador da Câmara Municipal da Figueira da Foz, tendo a seu cargo o pelouro da cultura durante 4 anos. Foi ainda Presidente da Câmara Municipal desta cidade entre 1958 e 1960, tendo interrompido a actividade lectiva durante este período. De 1961 a 1978 esteve em Toulouse como professor de Língua, Literatura e Civilização Portuguesa na Faculdade de Letras daquela Universidade francesa.

Aqui, no cumprimento das funções que estava incumbido, foi interlocutor junto do Instituto de Alta Cultura, de que então era Presidente a Professora Doutora Maria de Lurdes Belchior, contribuindo para a criação do ensino de Português nos liceus franceses, por professores franceses formados nas faculdades de letras de algumas Universidades, entre elas a de Toulouse.

Durante a sua estadia em França, foi sendo nomeado professor efectivo dos liceus de Portalegre, Aveiro e Figueira da Foz. Aqui terminou a sua carreira, depois de regressar de Toulouse, leccionado Português, Latim e Grego.

Teve várias intervenções em Toulouse e em Coimbra na área da Língua Portuguesa e da Importância do ensino pelos métodos áudio-visual e áudio-oral. Durante cerca de três anos manteve uma coluna semanal no jornal “A Voz da Figueira” intitulada Crónicas de bem Falar e Bem Escrever. Pode-se contar ainda com a publicação A Realidade e o Mito em “Os Lusíadas”, que constitui separata da revista “Ocidente” volume LXXXIII, aquando da comemoração dos 400 anos da publicação daquele poema épico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Principais destaques da semana

Anuncie AQUI

Copyright © Foz ao Minuto