Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

FotografiaLDA

3 de maio de 2018

Pombal dedica programação do mês de Maio ao Marquês de Pombal


POMBAL


Reforçar o estatuto de cidade Pombalina e a aposta na promoção da figura histórica do Marquês de Pombal são alguns dos objectivos que o Município pretende alcançar com a realização de uma programação dedicada a Sebastião José de Carvalho e Melo.
Essa proposta intitula-se “Maio: Mês do Marquês”, através da qual o Município preparou um conjunto de eventos para celebrar a vida, a obra e a influência que aquela figura histórica deixou bem marcada em Pombal.


O ponto alto desta programação acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de Maio, com a realização do Festival Pombalino, que este ano, pela primeira vez, integrará o Festival de Estátuas Vivas Barrocas, e que receberá financiamento comunitário, no âmbito da candidatura “Produtos Turísticos a Região de Leiria” da CIMRL, através do Centro 2020.
Espalhado pelo Centro Histórico da cidade, o Festival de Estátuas Vivas Barrocas pode ser visitado nos dias 19 e 20, das 15H00 às 18H00. Desde o ponto mais central, na Praça Marquês de Pombal, até à zona do Largo e Jardim do Cardal, os visitantes poderão admirar 13 estátuas vivas, que representarão figuras históricas da época pombalina, profissões e costumes populares setecentistas.
O Festival Pombalino arranca no dia 18 com visitas encenadas ao Museu, através das quais os participantes poderão conhecer o património associado ao Marquês de Pombal numa recriação histórica conduzida por actores profissionais, que encarnarão figuras barrocas e que apresentarão o espólio do Museu Municipal, a vida e a obra de Sebastião José de Carvalho e Melo
No sábado, dia 19, o festival começa com um cortejo barroco pelas ruas da cidade. Às 12H00 tem início o Mercado Barroco, na Praça Marquês de Pombal, com Artesanato, Tasquinhas e Animação Pombalina. A partir das 21H00 há lugar à noite setecentista, com o espiráculo de teatro “O Francês em Londres”, de M. de Boissy, seguido de uma festa popular com diversões galantes com música, dança e poesia. O encerramento do dia 19 será às 24H00.
O mercado Pombalino regressa no domingo, dia 20, às 12H00, após uma arruada pelas ruas da cidade (11H00). A tarde desse domingo oferecerá música barroca, danças exóticas, momos e acrobatas, e jogos tradicionais.
Às 20H00 regressa a noite setecentista, com uma festa popular animada por malabaristas e saltimbancos acrobatas, terminando a noite com um Sarau Pombalino, com música e poesia (com encerramento às 22H00).
O mês de maio terá outras actividades alusivas à figura do Marquês de Pombal. No dia 08, dia em que se assinala o aniversário da sua morte, será apresentado ao público o filme infantil “Marquês de Pombal”, que resulta de um protocolo entre os Município de Pombal e de Oeiras, e que pretende divulgar a sua vida aos mais novos.
No dia 12, pelas 14H30, o Museu Marquês de Pombal receberá o Atelier de Ilustração “Traje Barroco”, da autoria de Cristina Sousa. Uma actividade aberta ao público, a partir dos sete anos, mas limitada a 15 participantes.
A programação encerra no dia 23 de maio com o Desfile e Concurso Pombalino “Máscaras Barrocas”, um evento destinado às IPSS’s do concelho e que terá lugar na Praça Marquês de Pombal. A programação do Maio: Mês de Marquês pode ser consultada aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Principais destaques da semana

Anuncie AQUI

Copyright © Foz ao Minuto