Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

FotografiaLDA

FotografiaLDA

9 de fevereiro de 2018

Câmara de Cantanhede financia postos de enfermagem nas zonas do concelho sem extensões de saúde


CANTANHEDE


A Câmara Municipal de Cantanhede vai assegurar o funcionamento de Postos de Atendimento de Cuidados de Enfermagem em Pocariça, Cordinhã, Camarneira, Portunhos, Outil, Sanguinheira e Ourentã, de modo a colmatar a falta de extensões de saúde nessas zonas do concelho.




Nesse sentido, o executivo camarário presidido por Helena Teodósio aprovou o conteúdo de um protocolo de parceria a celebrar com as respectivas juntas de freguesia e com a Administração Regional de Saúde do Centro, para vigorar até 2021. Esta iniciativa da autarquia cantanhedense parte do reconhecimento de que os postos de enfermagem são um importante complemento da rede de cuidados de saúde, poios ao funcionarem numa lógica de proximidade com as populações, sobretudo para os mais idosos, facilitam o acesso à prestação de determinados serviços, como a aplicação de injectáveis ou pensos, avaliação de tensão arterial, pesquisa da alteração da glicémia, preparação da dosagem de medicamentos e outros.

De facto, nas situações que não exijam a intervenção de um médico, os utentes podem resolvê-las em poucos minutos, poupando-se ao incómodo com deslocações e tempo de espera nas extensões de saúde, que assim também veem diminuídos os seus níveis de afluência.

Nos acordos a celebrar oportunamente, o Município de Cantanhede atribui uma verba para fazer face aos custos da contratação dos serviços de enfermagem pelas juntas de freguesia, cabendo a estas ceder as instalações onde funcionam os postos de cuidados de enfermagem e a respectiva manutenção e limpeza. Para que a Câmara Municipal proceda à transferência da verba acordada, as juntas têm que lhe fazer chegar, mensalmente, um mapa, com as horas efectuadas pelo enfermeiro contratado, o número de utentes atendidos e o tipo de serviços efectivamente prestados.

Quanto à Administração Regional de Saúde, para além de lhe competir a certificação das condições higieno-sanitárias, a sua participação no processo passa pela cedência de consumíveis necessários à boa prestação dos serviços de enfermagem, garantindo a reposição na medida do consumo efectuado.

Nos termos do protocolo, a actividade dos Postos de Atendimento de Cuidados de Enfermagem seguirá os mesmos critérios adoptados nas Extensões de Saúde, ficando a coordenação a cargo da ARS Centr
o.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Anuncie AQUI

Principais destaques da semana

Copyright © Foz ao Minuto