Foz ao Minuto

29 de janeiro de 2018

Pacheco Pereira visitou a Figueira da Foz



CULTURA


Por iniciativa da Tertúlia Bento Pessoa, o Arquivo Histórico do Ginásio recebeu no sábado, 27, a visita de José Pacheco Pereira, acompanhado por 10 voluntários da sua Biblioteca e Arquivo, entre os quais o conhecido jornalista Adelino Gomes e a apresentadora do programa Ephemera da TVI24, Joana Reis.
Na ausência da Presidente da Direcção Ana Rolo, a representar o Clube em Roma, numa reunião do Projecto Europeu EMPATIA, os visitantes foram recebidos na sala “Elísio Godinho” da Sede pelos tertulianos Joaquim de Sousa (Presidente da Assembleia Geral), Isabel Maranha Cardoso e Mário Cardoso (Grão Mestres Adjuntos), José Rolinho Sopas (Conservador do Arquivo e Sala Museu), Alice Mano Carbonnier e António José Rolo (Vice Presidentes da Direcção), além de outros membros da Tertúlia.
Após breves saudações e assinatura do Protocolo em que os Centros de Documentação do Ginásio e da Misericórdia - Obra da Figueira se assumiram como pontos de recolha da Ephemera - Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira, a Prof.ª Mafalda Viana, investigadora com origens familiares na Figueira da Foz, proporcionou uma interessante palestra sobre a personalidade do figueirense e ginasista Maurício Pinto (1884-1958), designadamente a sua correspondência comercial e política, cujo acervo se encontra no Arquivo da Marmeleira, cedido por seu neto, Pedro Mendes de Abreu.


Sem comentários:

Enviar um comentário

[email protected]

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

Mais recentes em destaque

Direitos de Autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.

Copyright © Foz ao Minuto