fozaominuto

24 de janeiro de 2018

Freguesia de Maiorca ficou sem médico de família



MAIORCA


A Freguesia de Maiorca está, pela segunda vez nos últimos oito anos, sem médico de família mas os serviços de enfermagem mantêm-se, três vezes por semana.
Os utentes estão a ser encaminhados para a Unidade de Cuidados de Saúde Partilhados nas Alhadas, que foi inaugurada em Outubro do ano passado.
Rui Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia de Maiorca, (recentemente Entrevistado pela Foz ao Minuto) garante que “tudo está a ser feito para reverter a situação”, e para atenuar todo este processo a Junta de Freguesia está a servir de intermediário entre utentes e a unidade de saúde das Alhadas, assegurando o pedido de renovação de receitas e respectiva recolha".
Para já, a Câmara Municipal da Figueira da Foz irá retomar o protocolo com a delegação maiorquense da cruz vermelha, que assegurará o transporte de utentes. O executivo da junta, aliás, já solicitou à Câmara da Figueira da Foz uma viatura para o transporte de utentes.
Para João Ataíde, Presidente da CMFF "queremos garantir qualidade no serviço prestado, como tal estamos assegurar um tipo de transporte dedicado e especializado, em detrimento de soluções de recurso».
ARS já veio a terreno, esclarecer que "a extensão de saúde de Maiorca encontra-se a funcionar. Temporariamente, tem estado a funcionar com um enfermeiro, três dias por semana (segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira), estando a ser providenciada a colocação de médico tão breve quanto possível”.
Também o PSD da Figueira da Foz já se pronunciou sobre esta situação através de comunicado, afirmando que esta situação está inserida «numa política totalmente insensível aos prejuízos que irão causar às populações, principalmente às mais envelhecidas e às mais carenciadas».

«Mais uma vez as populações são confrontadas com uns avisos de um dia para o outro que colocam em causa a manutenção de serviços de saúde primários.Mais uma vez as pessoas são privadas de um direito fundamental que é o acesso à saúde». Acrescenta ainda fonte do Partido Social-Democrata local.

Os sociais-democratas, relembram uma passada discussão acerca do orçamento de estado onde o Ministro da Saúde foi alertado para a questão dos serviços que têm sido suprimidos e fechados, colocando em causa o acesso de várias populações aos cuidados de saúde primários, sendo na altura a resposta do ministro « que não tinha intenções de fechar mais extensões de saúde, alertando até para não se criar “alarmismos” em torno deste assunto», refere a mesma fonte do PSD.

Terminam os sociais democratas com as seguintes questões:

1- Tem o Governo conhecimento da situação atual da unidade de saúde da freguesia de Maiorca, concelho da Figueira da Foz? 

2-De acordo com a informação da unidade de saúde este encerramento é provisório por “motivo de exoneração a pedido do médico” ou será permanente? 

3- Que diligencias está o Governo a tomar para resolver esta situação? 

4- Vão existir a curto e/ou a médio prazo situações de encerramento de outras unidades de saúde no concelho da Figueira da Foz? 



Esta questão do centro de saúde, recorde-se é uma preocupação comum de várias localidades e freguesias do concelho da Figueira da Foz, que receiam o encerramento das mesmas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Anuncio

Anuncio
Copyright © fozaominuto