Foz ao Minuto

5 de janeiro de 2018

Jihadista com família na Figueira da Foz visitava frequentemente a cidade


ESTADO ISLÂMICO


Numa notícia avançada pelo jornal Expresso, «Steve Duarte, luxemburguês descendente de figueirenses é um dos nomes referidos num interrogatório realizado a um jihadista belga preso no Iraque. Não se sabe se está vivo, e é apontado como o homem forte do departamento de comunicação daquela organização».

Quando Raqqa era um bastião do auto-denominado Estado Islâmico (Daesh) o luso-descendente Steve Duarte, de 29 anos, conhecido por Abu Muhajir Al-Andalusi, era uma figura influente do grupo terrorista.
Um interrogatório realizado no Iraque ao jihadista belga Tarik Jadaoun, suspeito de ser um dos cérebros de alguns dos ataques terroristas na Europa, levanta um pouco mais o véu sobre a figura de Steve Duarte, um operacional convertido ao Islão radical com família na Figueira da Foz.
Segundo o belga, Abu Muhajir Al-Andalousi era o responsável pelo departamento de media naquela cidade, algo que os serviços de informações já tinham conhecimento. O que não se sabia é que o radical que cresceu no Luxemburgo detinha igualmente o pelouro da Educação em Raqqa.
Um artigo publicado esta sexta-feira na imprensa belga refere que nessa altura Jadaoun foi passar uns dias a casa do luso-luxemburguês quando o belga trabalhava em Raqqa para o Diwan (espécie de político ou autarca) da Educação.
Steve Duarte, foi escolhido para o departamento de media devido sobretudo aos conhecimentos de línguas como o francês, árabe, português e alemão. Em fevereiro de 2016, este lusodescendente era a figura central num vídeo de oito minutos do Daesh, em que mata um dos cinco reféns. Disse na altura querer reconquistar a Península Ibérica.
Detentor de nacionalidade e passaporte português, nunca perdeu a ligação ao país dos pais. Cresceu no Luxemburgo mas regressava frequentemente à Figueira da Foz, terra onde ainda tem família. Criado numa família católica, converteu-se em 2010 ao Islão numa mesquita da Argélia e até pôs o video do ritual no YouTube. Foi também aí que se casou com uma mulher argelina.

Sem comentários:

Enviar um comentário

[email protected]

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

Mais recentes em destaque

Direitos de Autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.

Copyright © Foz ao Minuto