Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

FotografiaLDA

FotografiaLDA

6 de janeiro de 2018

Começou ontem mais uma edição do Auto dos Reis organizado pela SF Dez de Agosto (Veja as fotos)



CULTURA



 O Auto dos Reis tem uma enorme importância na preservação da memória colectiva da cidade da Figueira da Foz, a Sociedade Filarmónica Dez de Agosto (SFDA) organizou esta edição de 2018 do certame.

O programa começou ontem, continua hoje e terminará no dia 7 de Janeiro, envolve a organização do tradicional Cortejo da Espera dos Reis, a animação junto à lapinha, no extremo sul da Praça 8 de Maio, e a apresentação, na sede da colectividade, do Auto dos Reis Magos e da leitura encenada da peça “As Três Rainha Magas”.

A animação/cantares das Janeiras na lapinha esteve a cargo do Grupo de Cantares Praia Mar do Grupo Instrução e Sport (GIS), que apresentou, para além das Janeiras, um reportório de música tradicional.
O CORTEJO DA ESPERA DOS REIS [5 DE JANEIRO] arrancou perto das 20h30, junto à Ponte Galante com a participação de vários figurantes, provenientes de várias colectividades e associações.

A abertura ficou ao cargo da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz e o encerramento a cargo dos Gaiteiros Quiaenses. O cortejo, para além das figuras centrais dos três Reis Magos, montados a cavalo, contou com elementos do Agrupamento de Escoteiros n.º 207 (GIS), dos Escoteiros Marítimos 1319 de São Pedro, do Rancho Cavadores do Saltadouro, de elementos da secção dramática da colectividade e populares, envolvendo cerca de 90 pessoas.

O trajecto passou pela Rua de Buarcos, descendo até à Rua da Liberdade, tornanando à esquerda na Rua Maestro David Sousa e depois virou à direita na Rua Bernardo Lopes, passando em frente ao Casino, descendo a Rua Cândido dos Reis, virou-se à direita em direcção ao Mercado (Passeio Infante D. Henrique) e, no final da rua, tornou para o Largo do Carvão, seguindo-se o percurso pela Rua 5 de Outubro até chegar ao topo da Praça 8 de Maio. 

Uma vez junto à lapinha, os 3 Reis Magos desceram dos seus cavalos e encenaram a entrega dos presentes ao Menino Jesus, lendo trechos do Auto dos Reis Magos. 

Posteriormente, distribuirem guloseimas pelas crianças presentes. E o cortejo seguiu marcha para a sede da colectividade, pela Rua da República, tornando depois à esquerda para a Rua Dez de Agosto e novamente à esquerda para a Rua das Rosas.



Hoje pelas 21h30 começa na Sede da SFDA, o Auto dos Reis, representado pela Secção Dramática da Filarmónica local.









Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Anuncie AQUI

Principais destaques da semana

Copyright © Foz ao Minuto