Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

FotografiaLDA

FotografiaLDA

23 de dezembro de 2017

Alunos da Bernardino Machado visitaram a Central Termoeléctrica de Lares



EDUCAÇÃO


No dia 14 de Dezembro, os alunos do ensino secundário da Escola Secundária Bernardino Machado, visitaram a Central Termoeléctrica de Lares (freguesia de Vila Verde, Figueira da Foz), numa actividade dinamizada pelos professores de Geografia do Agrupamento.
Esta actividade, de carácter interdisciplinar, foi direccionada aos alunos da turma A do 10º ano (curso de Línguas e Humanidades) e da turma C do 10.º ano (cursos de Ciências e Tecnologias e de Línguas e Humanidades), contando com a participação dos professores João Paulo Guardado (Geografia), Maria do Rosário Pereira (História) e Rosa Sousa (Física e Química).
Esta iniciativa teve como principal objectivo aprofundar o conhecimento do sector energético nacional, mais especificamente no que respeita à componente de geração de electricidade (neste caso particular, levada a cabo pela EDP - Produção).
Nesta visita à central de ciclo combinado a gás natural de Lares (localizada a cerca de 10 km da nossa escola), os alunos puderam entender que a produção de electricidade em Portugal está, na actualidade, cada vez mais capacitada para usar toda a amplitude do “mix energético” disponível nas sociedades modernas.
Numa primeira parte da visita, os alunos assistiram a uma breve palestra onde lhes foi explicado o processo de funcionamento deste centro produtor; depois, puderam ainda, nesta apresentação inicial, constatar que a Central de Lares integra um sistema nacional mais alargado de produção de energia eléctrica, que combina centrais térmicas, centrais hidroeléctricas e outras renováveis, como as centrais de biomassa e as eólicas.
Na segunda parte, realizou-se um percurso pelas restantes instalações que começou na sala de comando, lugar onde dois ou três operadores fazem a supervisão do sistema de controlo e instrumentação. Seguidamente, foi dada a possibilidade dos alunos conhecerem o interior de um dos grupos produtores (a central é constituída por dois grupos de 431 MW), visualizando de perto a turbina a gás, o alternador, a turbina a vapor e o condensador do vapor. 
Exteriormente, na parte final da visita, os alunos observaram outros elementos do sistema, tais como o transformador principal, as torres de refrigeração e algumas áreas de armazenamento.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Anuncie AQUI

Principais destaques da semana

Copyright © Foz ao Minuto