Receba novidades da Foz ao Minuto no seu Email

13 de novembro de 2017

Maiorca: Festa do Senhor da Paciência 2017 entre os dias 18 e 26 de Novembro

Foto de José Guerra


TRADIÇÃO

A devoção do Divino Senhor da Paciência por parte dos habitantes de Maiorca teve origem no século XVII, a imagem do Senhor da Paciência começou por ser colocada num nicho por uma devota mulher de nome Mariana Monteiro.

A capela nas Cruzes, em sua honra só começou a ser construída em 1707 com esmolas do povo, em 1712 era administrada pelo pároco e em 1723 era considerada uma das dez ermidas da Igreja de S. Salvador de Maiorca, que era um vigaria e em 1825, a capela sofreu obras de remodelação, cuja configuração ainda hoje se conservam.

Esta festividade tem a particularidade se ser exclusivamente religiosa, sem foguetes e sem componente profana, as suas três procissões nocturnas atraem todos os anos milhares de devotos que pagam as suas promessas, muitas pessoas vão de rastos e de joelhos; e dezenas de crianças são vestidas de várias figuras religiosas.

A próprias composições musicais que a Banda de Maiorca executa nas procissões, só são tocadas por ocasião das Festividades do Senhor da Paciência, cuja denominação é “ Os Passos do Senhor da Paciência”, uma vez que foram compostas à muitos anos, para serem executadas exclusivamente nestas festividades.

Entre os dias 18 e 26 de Novembro de 2017, vão decorrer as festividades em honra do Divino Senhor da Paciência em Maiorca, a figura religiosa com mais devoção na freguesia de Maiorca.


O programa é constituído pelas seguintes iniciativas:

Dia 18  de Novembro

18 : 30  – Missa na Igreja Matriz
19 Horas - Procissão da Igreja Matriz para a Capela do Senhor da Paciência
19 Horas e 30 Minutos - Procissão da Capela, com a imagem do Senhor Paciência para a Igreja Matriz

Dia 19 de Novembro

9 horas - Arruada pela Filarmónica Maiorquense pela freguesia.
16 : 00- Missa na Igreja Matriz, acompanhada pela  Banda da Associação Musical União Filarmónica Maiorquense ,seguida de procissão com quatro paragens para serem cantados os passos do Senhor.

Dia 26 de Novembro

16: 00 horas- Missa, seguida de Procissão com a Imagem do Senhor da Paciência da Igreja Matriz para a sua capela.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Copyright © fozaominuto