11 de outubro de 2017

Joaquim de Carvalho assina Protocolo do Projeto-Piloto “Engenheiras por um Dia”

Assinatura do Protocolo pelo Director, Dr. Carlos Santos



EDUCAÇÃO

No passado dia 10 de Outubro, no Observatório Centro Ciência Viva, em Coimbra, realizou-se a sessão de lançamento do projecto-piloto “Engenheiras por um Dia”. Nesta sessão foi firmado o protocolo de colaboração entre todas as entidades envolvidas, entre as quais a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, que contou com a presença do Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita.

Este Projecto tem como objectivo combater a segregação das ocupações profissionais em razão do sexo, e, sustentado numa nova legislação, agir na identificação dos factores não escritos, decorrentes de estereótipos de género, presentes nas práticas das organizações.

«Engenheiras por um Dia» resulta de uma parceria com o Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa, a Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres e 10 escolas a nível nacional, a que aderiram a IBM Portugal, a Siemens e a Microsoft Portugal, como entidades patrocinadoras. 

Assente em cinco pilares - paridade nos cargos de decisão (já em vigor), segregação ocupacional (nas profissões), disparidades salariais, parentalidade e conciliação da vida pessoal, familiar e profissional - «Engenheiras por um dia» assinala o Dia Internacional das Raparigas, celebrado a 11 de Outubro. Instituída pelas Nações Unidas, esta data visa prevenir o futuro agravamento das discrepâncias entre os sexos quanto a rendimentos, possibilidades de carreira e oportunidades de ascensão a cargos de liderança nas áreas da Engenharia e Tecnologias.

«Engenheiras por um Dia» destina-se a alunas do ensino secundário (10.º e 11.º anos, da área de Ciências e Tecnologias) e a alunas do 3.º ciclo do ensino básico (a inscreverem-se em cursos profissionais).

Em cada escola onde decorrerá esta experiência, haverá um conjunto de desafios propostos pelo IST e dinamizados por uma equipa de alunas do Instituto. Ao longo do ano, cada escola desenvolverá o seu projecto através das actividades mais adequadas à sua comunidade. Na Escola Dr. Joaquim de Carvalho a dinamização do projecto estará a cargo das Professoras Anatilde Gomes e Júlia Seiça.



Prof.ªs Anatilde Gomes e Júlia Seiça,  dinamizadoras do Protejo na Joaquim de Carvalho

O Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita             






Sem comentários:

Enviar um comentário

Copyright © fozaominuto