Receba novidades da Foz ao Minuto no seu Email

28 de outubro de 2017

Costa de Lavos: Alunos da Bernardino Machado foram à Praia Pedagógica




EDUCAÇÃO

No dia 18 de Outubro, os alunos dos 11.º e 12.º anos do Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado (Agrupamento de Escolas Figueira Mar) participaram na actividade “Praia Pedagógica- Casa dos Pescadores”, na Costa de Lavos, organizada pelos professores de Psicopatologia, Sociologia, Psicologia, Animação Sócio-cultural, Área das Expressões, Área de Integração e pelo Clube da UNESCO (Projecto Atlântico).

O percurso de interpretação ambiental, orientado pelo professor Hugo Duarte, permitiu compreender o relevo marinho e os movimentos das águas do mar, a dinâmica costeira, o sistema dunar, bem como, aspectos da flora e fauna locais. Com paragem obrigatória junto à lota e ao barco “ Mocidade da Costa”, usado na arte xávega, os jovens ouviram os relatos da faina do mar e dos perigos que os pescadores enfrentavam.

Na casa dos pescadores, na mercearia antiga/ taberna típica e nas oficinas de pesca, através das explicações do pescador João Alberto e do presidente da assembleia geral da Casa dos Pescadores, Carlos Silva, os alunos conheceram as vidas do mar, os trabalhos, os diferentes tipos de pesca, desde o arrasto, à pesca das toninhas e do polvo, sem esquecer as pescas no interior do estuário do Mondego.

Depois, o Zé Domingos fez ecoar o som do Búzio e, no interior da casa típica paliçada, repleta de objectos e de memórias de vivências passadas, pela mão da dona Noémia Silva, ficou-se a saber como era viver em Portugal, junto ao mar, na primeira metade do século XX.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Copyright © fozaominuto