Receba novidades da Foz ao Minuto no seu Email

17 de outubro de 2017

Agrupamento de Escolas Figueira Mar presente no II Congresso Internacional “Desafios da Qualidade em Instituições de Ensino”


EDUCAÇÃO

O Director (Pedro Mota Curto) e a Sub-diretora (Paula Parracho) do Agrupamento de Escolas Figueira Mar irão proferir uma conferência, no dia 19 de Outubro de 2017, em Coimbra, no II Congresso Internacional “Desafios da Qualidade em Instituições de Ensino”, a realizar na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

O tema da comunicação, “Certificação CAF-USER e EFQM no Agrupamento de Escolas Figueira Mar”, abordará a experiência pioneira do Agrupamento de Escolas Figueira Mar que em 2012/2013 foi o primeiro agrupamento de escolas em Portugal a aplicar o modelo europeu de auto-avaliação “Common Assessment Framework (CAF Education)”, tendo sido, posteriormente, objecto de uma auditoria internacional que levou ao seu reconhecimento e certificação como “CAF USER”, em Outubro de 2014 (primeiro agrupamento de escolas portuguesas a obter esta certificação europeia).

Após a aplicação deste modelo de auto-avaliação o Agrupamento desenvolveu um Plano de Melhorias, tendo como objectivo potenciar o serviço público prestado aos alunos das suas seis escolas, seguindo-se nova auditoria internacional que reconheceu o sucesso deste Plano e atribuiu, em Janeiro de 2015, ao Agrupamento de Escolas Figueira Mar a certificação “Committed to Excellence - 1 star”(primeiro agrupamento de escolas portuguesas a ter conseguido obter esta certificação de qualidade de âmbito europeu). Esta certificação é atribuída pela European Foundation for Quality Management (EFQM).

Este modelo de auto-avaliação das escolas é aplicado nas escolas europeias, voluntariamente, desde 2010. Como é idêntico em todos os países, permite comparações entre todas as escolas aderentes.

Na sequência da acção pioneira do Agrupamento Figueira Mar o mesmo foi convidado e esteve presente na 7th European CAF Users’ Event, 7º Encontro das Instituições Europeias que utilizam a CAF como modelo de auto-avaliação e Plano de Melhoria das Instituições Públicas que se realizou em Bratislava (Eslovénia), no dia 30 de Novembro 2016, onde proferiu uma conferência para cerca de 200 parceiros de todos os países europeus.

O objectivo do Agrupamento Figueira Mar para 2017/2019 é continuar na sua fase de PDCA (Plan-Do-Check-Act / Planear-Executar-Rever-Ajustar), continuando a aplicar o seu Plano de Melhorias, tendo como objectivo continuar a aperfeiçoar o serviço prestado aos seus alunos e respectivas famílias e conseguir obter o segundo dos três níveis de qualidade conferidos pelo organismo da União Europeia que supervisiona a qualidade das instituições públicas (European Foundation for Quality Management - EFQM).

Até Outubro de 2017, nenhuma escola em Portugal, pública ou privada, conseguiu alcançar esta certificação de qualidade: “Recognized for Excellence – 2 star”.

1 comentário:

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Copyright © fozaominuto