Receba novidades da Foz ao Minuto no seu Email

21 de agosto de 2017

Carlos Tenreiro defende turismo e indústria numa solução integrada



POLÍTICA

Carlos Tenreiro, candidato à presidência da Câmara Municipal da Figueira da Foz nas próximas eleições autárquicas, através de comunicado "vem dizer SIM à Praia, SIM ao Porto, e SIM a uma cidade e concelho em desenvolvimento". 

Leia na íntegra a proposta:

«O velho dilema colocado em 1962, “Ou praia ou o Porto” é hoje um anacronismo e um absurdo. A solução técnica para encurtar a praia e devolver a mais bonita marginal atlântica portuguesa à cidade existe. Existe a solução para salvar este deserto horrível, salvar as praias a sul sem areia e, simultaneamente, lançar o Porto da Figueira para uma dimensão nunca antes vista. 

Tudo passa pela remoção das areias da Praia da Figueira a norte do molhe, com o seu encurtamento e o desassoreamento do Porto, permitindo o aumento do calado e a maior capacidade de recepção de todo o tipo de navios de carga e cruzeiro e a não menos importante segurança da entrada da barra nos navios de menor porte, nomeadamente a frota pesqueira figueirense, os seus pescadores e o turismo de recreio. 

Cientistas e especialistas indicaram a solução técnica assente na dragagem fixa. Tem faltado a vontade política para o fazer, assim como, a coragem de dizer SIM ao futuro do concelho. 

A solução integrada do problema com a remoção das areias a norte e a respectiva monitorização e alimentação das areias da deriva e das praias do sul, junto com as obras do aumento da profundidade das águas da entrada da barra, possibilitarão a concretização de outros tantos projectos, até hoje, sonhos adiados: a competitividade do Porto comercial e a entrada de mercadorias e passageiros numa volumetria nunca antes possível servindo o vasto hinterland económico da zona centro/norte do país e o centro de Espanha. 

Os custos financeiros da solução técnica existente e já comprovada em muitos lugares do mundo é incomparavelmente menor da do preço da dragagem que hoje se faz e o de um porto subaproveitado e perigoso e que se vem traduzindo num preço demasiado alto em custos financeiros e com perdas em vidas humanas. 

É hora de mudar! É hora de vencer interesses estabelecidos e avançar com um novo e competitivo modelo de desenvolvimento socioeconómico para todo o concelho! É possível voltarmos a ser a mais bonita praia de Portugal, numa cidade e num concelho que merecem muito mais, onde é possível ficar e viver». Defende o candidato social democrata.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Copyright © fozaominuto