Anuncio

Anuncio

6 de junho de 2017

Crónica de Quarta: "Isto do Clima!-Uma Crónica Verde"



Crónica de André Pereira


É uma semana recheada. Recheio amargo. Aquele inverno que habita em nós está prestes a terminar. Cada vez mais o planeta é posto à prova, uma prova de fogo impulsionada por temperaturas elevadas. 

O aquecimento global é agora a meta a evitar sem os EUA, sem dúvida que será mais fácil, porém, é injusto. Cada um de nós tem a missão de proteger o "nosso" planeta, de salvaguardar a vida futura, e preparar o infinito. Esta saída dos EUA do Acordo de Paris faz-me lembrar aqueles momentos da primária - e até quem sabe secundário - quando o nosso colega trazia os trabalhos de casa realizados e, em cima do joelho, copiávamos o dito "tpc" para não levar falta. O "Pato Donald" faz lembrar esses alunos, medíocres é claro, que por trazerem os trabalhos feitos, mostram dedicação, mais não seja, pela rapidez em copiar. 

No fundo, o professor até diz que são alunos esforçados, mas na verdade, fogem das responsabilidades e colocam a cabeça na areia como a avestruz. Esquecem-se é que ficam com o "rabo ao léu", sujeitos a um grande pontapé. Pontapé que devia ser dado em multas, coimas, embargos, entre outros. 

Devemos nós agora, aqueles alunos que ainda estão no Acordo de Paris, tomar medidas para fazer corresponder a quota parte de trabalho que deixam para trás. O clima, o planeta não está sujeito ao, "estou dentro ou estou fora", temos todos a obrigação de trabalhar para o bem comum. Tantas vezes "armados" em polícias do mundo, fazia bem também "armarem-se" em ambientalistas do mundo, nem que seja por um bocadinho. 

Também não sou um ambientalista, mas a consciência e a sensatez fazem-me olhar para os problemas e saber enfrenta-los, "isto do clima" não é só para um, é para todos. Andar de máscara na cara, como já andam os chineses, não deve ser um incómodo para o Sr. Pato, porque as máscaras são para a cara, não para os bicos. Já diziam, cão que ladra não morde, por isso, pato que grasna não pia. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Copyright © fozaominuto