9 de abril de 2017

Faleceu Manuel Luís Pata


Manuel Luís Pata no centro da Mesa


LUTO

Covagalenses e figueirenses estão de luto.

Manuel Luís Pata nasceu na Gala no dia 22 de Novembro de 1924 e era o sócio número 1 do Desportivo Clube Marítimo. "Filho, neto e bisneto de marítimos oriundos de Ílhavo, os primeiros povoadores da Cova, era um homem fiel às suas raízes, e naturalmente se tornou um homem do mar, inicialmente como ajudante de motorista no "Ana I", posteriormente deslocou-se para a empresa Limpopo, de Lourenço Marques (actualmente Maputo), ainda no final da década de 40".

"Mais tarde acabaria por fazer duas campanhas à pesca do bacalhau, que acabaram por marcar de forma muito profunda a sua vida, como se pode verificar nas suas obras literárias".

"Depois do 25 de Abril de 1974, regressou de vez para a sua terra Natal onde começou como empresário na área da restauração, ao mesmo tempo que se começava a dedicar à escrita", acabando por publicar ao longo da sua vida vários livros,três deles sobre a Pesca do Bacalhau e a Figueira da Foz.No final do mês de Agosto de 2016, publicou a sua última obra «A construção Naval e a Indústria Bacalhoeira na Foz do Mondego».

Manuel Luís Pata é um dos nomes mais importantes da sua freguesia, e esta notícia não deixou ninguém indiferente, para trás fica um enorme legado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Copyright © fozaominuto