Bem-Vindo à Foz ao Minuto, líder de audiências na Figueira da Foz

publicidade.fozaominuto@gmail.com

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

29 de setembro de 2019

Agrupamento de Escolas Figueira Mar participou no Projeto OCDE Talis 2018





A Escola Bernardino Machado, em 2018, foi convidada a participar no Projeto da OCDE, TALIS 2018 (Teaching and Learning International Survey) sobre o ensino, os ambientes de aprendizagem existentes nas escolas e as condições de trabalho proporcionadas aos professores e respetivos diretores. Este projeto internacional, promovido pela OCDE, baseia-se em questionários que foram preenchidos por cerca de 260 000 docentes em 48 países, em representação de cerca de 8 milhões de professores. Em Portugal participaram 3 676 docentes do 3º ciclo e 200 diretores. Os temas selecionados foram os seguintes: práticas de ensino dos professores; liderança escolar; práticas profissionais dos professores; formação para a docência; feedback e desenvolvimento profissional dos professores; clima de escola; satisfação no trabalho; gestão de recursos docentes e relações com os parceiros educativos; autoeficácia dos professores; inovação; equidade; diversidade. Em junho de 2019 foi publicado o primeiro volume com as conclusões desta investigação: Teachers and School Leaders as Lifelong Learners, que analisa as dimensões do conhecimento e das competências associadas ao exercício da profissão. No início de 2020 será publicado o segundo volume: Teachers and School Leaders as Valued Professionals, sobre as questões do prestígio, carreira, cultura colaborativa, responsabilidade e autonomia. Analisando as conclusões verifica-se, por exemplo, que para 84% dos professores portugueses a opção de exercer esta profissão foi uma primeira escolha, considerando a influência que poderiam ter numa melhor formação dos nossos jovens. A média dos professores da OCDE é inferior (67%). A média de idade destes professores é de 49 anos (nos restantes países é de 44 anos). No entanto, 47% dos professores têm idade superior a 50 anos (a média nos outros 47 países é de 34%). Deste modo, durante a próxima década, Portugal terá que renovar cerca de metade do corpo docente. Os diretores portugueses têm em média 54 anos de idade (média de 52 anos nos outros países da OCDE), sendo que 23% têm mais de 60 anos (média de 20% nos outros países). Em Portugal, 74% dos professores são do sexo feminino (68% nos outros países). O ambiente em sala de aula é considerado Bom, por 97% dos professores portugueses. É patente alguma dificuldade dos professores destes 48 países em lecionar numa sala de aula com a presença de alunos com necessidades de saúde especiais. No entanto, em Portugal, 39,3% dos professores declarou não sentir esse constrangimento. Em Itália (36,7%), na Finlândia (34,8%), em Espanha (28%), Áustria (26,8%), Holanda (26,7%), Japão (26%), França (25,3%). As conclusões do Projeto TALIS 2018 (Teaching and Learning International Survey) são vastas e merecem um estudo demorado e aprofundado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mais recentes em destaque

Direitos de Autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.

Copyright © Foz ao Minuto