fozaominuto

Passagem de Ano na Figueira da Foz

Passagem de Ano na Figueira da Foz

11 de dezembro de 2017

Era uma vez Filomena» apresentado na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz


CULTURA


Dirigido aos jovens a partir dos 13 anos, «Era uma vez Filomena», da mãe e estudante de Medicina, Fátima Pedro, aborda temas que preocupam também pais e educadores: anorexia e bulimia, bullying e consumo de drogas. «Li muitos livros quando era mais jovem mas, que me recorde, nenhum que abordasse as questões reais que preocupavam as pessoas da minha idade », disse Fátima Pedro, justificando assim a sua estreia na literatura juvenil. «Este é um livro sobre e para os jovens, com uma linguagem simples mas que, espero, poderá interessar também aos pais», acrescentou.

As aventuras e desventuras de quatro amigas adolescentes compõem o enredo que, para o psiquiatra e autor do prefácio, Alte da Veiga, trata de forma cativante problemas que, não sendo fenómenos recentes, são cada vez mais visíveis. «É preciso distinguir doenças, como a anorexia ou a toxicodependência, de comportamentos, como o bullying ou comportamentos auto-destrutivos e até suicidários», alertou o especialista. «Muitos destes comportamentos passam despercebidos em casa, porque o tempo em família é cada vez menor e as pressões, sobre pais e filhos, cada vez maior», sublinhou. 

«Isto não significa, no entanto, que os pais de hoje gostem menos dos seus filhos», reconheceu, aconselhando os adultos a estarem atentos aos sinais de alerta e a lerem «Era uma vez Filomena», o livro com a chancela da Chiado Kids que se apresenta como uma porta para o mundo real dos adolescentes.

À apresentação seguiu-se a habitual sessão de autógrafos e um momento de convívio com a autora do livro.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Anuncio

Anuncio
Copyright © fozaominuto