Receba novidades da Foz ao Minuto no seu Email

16 de outubro de 2017

Memórias da Praia de Buarcos no 48.º Caderno Municipal


CULTURA

Os Lavadouros de Buarcos receberam na passada quarta feira, 11 de Outubro de 2017, a sessão de apresentação do Caderno Municipal n.º 48, da autoria de Maria José Rodrigues Mano Ferreira, intitulado "O Casal da Areia da Vila de Buarcos".

Dedicado ao Casal da Areia/Praia de Buarcos e com prefácio do premiado escritor figueirense Afonso Cruz, o livro, editado pelo Município da Figueira da Foz, evoca, em texto e fotografias, antigas e actuais, «vivências, brincadeiras, pessoas e famílias, costumes, expressões típicas e tradições» da conhecida Praia de Buarcos, disse, na apresentação, o Vereador da Cultura, António Tavares. Já o Presidente da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, José Esteves, saudou a publicação lembrando que «um povo sem memória é um povo sem História».


Autora e obra foram apresentadas por João Saltão, amigo de infância, no Casal da Areia, de Maria José Rodrigues Mano Ferreira. «Há episódios sérios e outros mais populares, que lembram as brincadeiras das crianças, os costumes e as tradições, e há um registo importante de traços próprios daquilo a que sempre se chamou Praia de Buarcos, como a matriarcalidade, a importância das mulheres», explicou o orador, perante uma sala com lotação esgotada.

O Caderno Municipal n.º 48, com o custo de 5€, pode ser adquirido no Museu Municipal Santos Rocha.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Copyright © fozaominuto