Receba novidades da Foz ao Minuto no seu Email

20 de outubro de 2017

Pesca da sardinha deve ficar suspensa em 2018

SARDINHA

A pesca da sardinha deverá ser proibida em 2018 em Portugal e Espanha, face à redução acentuada do `stock` na última década, refere o parecer do Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES) hoje divulgado.

"Deve haver zero capturas em 2018", recomenda o ICES, entidade científica consultada pela Comissão Europeia para dar parecer sobre as possibilidades de pesca, com base nos seus estudos dos `stocks`.
Segundo aquele organismo, o `stock` de sardinha tem vindo a decrescer de 106 mil toneladas em 2006 para 22 mil em 2016.
O conselho para este "stock" já foi dado em linha com um plano de gestão de sardinha ibérica a longo prazo da UE Em 2016, o ICES foi solicitado a examinar se a introdução de um ajuste ao plano que poderia seria preventivo. 
O conselho é entregue à Direcção-Geral de Assuntos Marítimos e Pescas (DG MARE) da Comissão Europeia , que o utiliza como base para as decisões de gestão sobre o "stock".

O CIEM afirma através de comunicado que «reviu o processo de avaliação e aconselhamento para o mesmo no próximo ano usando os últimos dados disponíveis».


Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.


Copyright © fozaominuto