O candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, apresenta como uma das linhas de força do seu programa a criação de unidades de Ensino Superior na Figueira da Foz com a Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico de Coimbra.
Através de comunicado refere que «ao longo dos últimos anos, o executivo liderado por Carlos Monteiro tem vindo a estabelecer contactos com diversas entidades para que o Concelho reforce a oferta de ensino superior de qualidade, vocacionado para as necessidades locais».
Acrescenta também que «é tempo do regresso sustentado do Ensino Superior ao Concelho, não obstante as unidades de que a Figueira da Foz já dispõe: o “Marefoz” – Laboratório avançado do Pólo de Coimbra do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra, desde 2016; os cursos CTeSP – Curso Técnico Superior Profissional do ISEC (Instituto Superior de Engenharia de Coimbra), a funcionar na Escola Secundária Dr. Bernardino Machado. Paralelamente, foi recentemente formalizada a criação do Centro de Formação do IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), com oferta de formação profissional qualificada para a região».
«No presente, Carlos Monteiro está em condições de garantir que a Figueira da Foz terá uma unidade do ensino politécnico vocacionada para o Turismo e uma unidade da Universidade de Coimbra vocacionada para o mar e economia azul».
«O trabalho que tem vindo a ser feito nos últimos tempos, com discrição, criou os alicerces necessários para a concretização de um projeto muito desejado para o concelho. O Plano de Recuperação e Resiliência em vigor veio trazer as dotações necessárias para se poder avançar, de forma sustentável, com este enorme projeto. Uma das nossas preocupações é a fixação de pessoas, a oferta formativa e a geração de emprego. Com o regresso do ensino Superior estaremos a criar ainda mais qualidade de vida aos figueirenses» afirmou Carlos Monteiro.
0 Comentários