Realiza-se amanhã a Rota dos arrozais - recriação da monda (Programa Tradições EDP - 4ª edição)

 


A Rota dos Arrozais - A Monda, faz parte do Roteiro do Grão ao Pão, roteiro integrado no projeto vencedor do Programa Tradições EDP. 

Esta rota pretende fazer uma viagem história e recordar/recriar a monda do arroz, como era efetuada antigamente, manualmente e pelas mulheres da região.

Nesta rota está incluída uma caminhada pelos campos de arroz de Lares, para apreciar as belas paisagens e interagir com a natureza deste do local.

A acompanhar esta rota estarão os "Sons do Nosso Património", uma aposta cultural que pretende através da música e de cantos de trabalho contar as histórias de tradições e costumes associados a este saber do cultivo manual dos arrozais, que era realizado em condições muitíssimo difíceis. 

Esta atividade irá terminar no parque urbano de Lares e com a atuação do grupo de cavaquinhos (Re)Cordas, ainda no decorrer da manhã e onde irão estar disponíveis vários sabores gastronómicos, como as papas de moado, o arroz doce, o pão com chouriço ou broas.

No decorrer da tarde irá manter-se a atividade cultural no mesmo local e o dia irá terminar com o "Reencontros na Freguesia", um concerto pela Banda Filarmónica de Lares, que irá interpretar alguns temas inéditos e que será o reflexo do esforço que tem sido efetuado nestes últimos meses de pandemia, sendo o primeiro concerto com público este ano.

Visto que em maio a Banda Filarmónica de Lares realizou um concerto no CAE da Figueira da Foz, à porta fechada, dedicando a todos os profissionais de saúde uma peça composta pelo Maestro Paulo Silva intitulada "Perigo Invisível", como uma forma de agradecer a todos estes profissionais que continuam a lutar na linha da frente contra a pandemia.

Para os eventos em causa, os participantes terão de cumprir as regras de segurança da DGS.




Enviar um comentário

0 Comentários