Candidatura de Pedro Machado lança hoje site que inclui uma “máquina da verdade” da Figueira da Foz, prometendo “novidades” para os próximos dias

 




O site oficial da candidatura de Pedro Machado à presidência da Câmara da Figueira da Foz fica hoje disponível em www.figueiradofuturo.pt. 

Este instrumento de «esclarecimento público» ainda tem áreas em desenvolvimento, mas apresenta, entre outras seções, todos os candidatos a todas as freguesias. 

E é também o lançamento da chamada “Máquina da Verdade” (https://figueiradofuturo.pt/maquina-da-verdade/) um instrumento de fact check que, pela primeira vez, é usado por uma candidatura em Portugal. 


“À semelhança do que acontece com a imprensa atualmente, entendemos que investigar e esclarecer a verdade é hoje fundamental, numa altura em que existe tanta desinformação a correr nas redes sociais e na rua”, esclarece a direção de campanha de Pedro Machado. 

 A “Máquina da Verdade” arranca com alguns dados objetivos, sempre escrutináveis e fáceis de verificar, apresentando links para páginas credíveis e até referências a outras páginas de fact check. Em campanha, os dados verdadeiros são frequentemente alvo de desinformação e mentira por parte de pessoas ligadas às candidaturas ou por parte dos próprios candidatos. 

“Uma das mentiras que tem sido repetida é que Pedro Machado fez pouco pelo turismo da Figueira, enquanto presidente do Turismo do Centro, ora não há nada mais mentiroso do que isso. 

Tanto a duplicação de turistas durante os seus mandatos como o número de ações, vídeos e até o voto favorável à sua eleição por parte de 99% das câmaras, onde se inclui a Figueira da Foz, demonstram que se trata apenas de uma construção para a campanha”, referem os autores do site. 

Por outro lado, também sobre os seus adversários se apontam verdades naquela página, nomeadamente sobre as dívidas que deixaram na Câmara da Figueira da Foz e até se recorda que Pedro Santana Lopes, em 1997, logo após ter tomado posse do seu mandato como presidente, o mandato quase de imediato, para regressar a Lisboa e ao Parlamento, deixando assim os figueirenses que o elegeram. 

“Não queremos ferir ninguém, mas na verdade, muitos eleitores já nasceram depois do Dr. Santana Lopes ter deixado a Figueira, não podem por isso lembrar-se do que se passou, da dívida que cresceu 347%, das obras anunciadas e nunca feitas, dos projetos pagos a peso de ouro e nunca executados e deste pormenor, de ter deixado a Câmara para ir para deputado, aliás, como também fez depois como presidente da Câmara de Lisboa, que igualmente deixou a meio”, refere a direção de campanha de Pedro Machado. 

Mas o principal conteúdo do site é o esclarecimento que proporciona quanto às intenções do candidato do PSD, Pedro Machado. 

A secção do programa eleitoral, ainda em elaboração, enuncia já quais as áreas que serão prioritárias para o candidato. Haverá sempre muitas notícias, imagens e vídeos, para esclarecer as pessoas, “tratando-as como adultas que são e como sábias que devem ser. Faremos, por isso, uma campanha pela positiva e que considere os figueirenses inteligentes e capazes de distinguir a propaganda barata do atual presidente da Câmara, o passado decadente em que caiu o concelho, das ideias de futuro que temos para apresentar e cumprir depois do dia 26 de setembro”, refere Pedro Machado.

Enviar um comentário

0 Comentários