Hugo Almeida Futevolei Cup "está cá para durar"

 


Foi apresentada, ao final da manhã desta quinta-feira, 17 de junho, no Jardim interior do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, em conferência de imprensa, a 9ª edição da Hugo Almeida Futevolei Cup, que irá decorrer na praia de Buarcos, nos dias 24, 26 e 27 de junho e que o Município irá apoiar financeiramente com 6.000€ e também com apoio logístico e isenção de algumas taxas. Marcaram presença o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, a Vereadora do Desporto, Mafalda Azenha, o ex-futebolista Hugo Almeida e dois elementos da organização da prova, João Alves e Ruca. 

Carlos Monteiro referiu que é com “muito gosto” que a autarquia patrocina o evento e recordou o trabalho que foi feito no concelho, ao longo da última no que aos desportos de praia diz respeito, por Rui Loureiro que organiza o Rugby de Praia desde 2010, Pedro Dias - vice-Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que trouxe futebol de volta para a Figueira e para Buarcos, e pelo Hugo Almeida, com este Torneio de Futevolei, em concreto. O autarca lembrou ainda o papel de João Ataíde que, “numa altura em que não tínhamos condições, não havia dinheiro, não tínhamos nada”, estimulou o Rugby e o arranque destes grandes eventos de praia, criando uma marca distintiva para a cidade, FigueiraBeachSportsCity. 

“Hoje, tenho o gosto de ouvir que a Figueira é a capital dos desportos de praia”, disse Carlos Monteiro, o qual enfatizou que “temos condições naturais para isso e vontade que assim seja”. A propósito da situação de pandemia que vivemos, o edil lembrou que “queremos a retoma, queremos atividade desportiva. Fizemos uma grande aposta nas atividades desportivas até no conceito de Figueira cidade saudável e cidade amiga do desporto, mas queremos ter este equilíbrio de ter atividade desportiva, não colocando em causa as normas de segurança”. Mafalda Azenha sublinhou a capacidade da Figueira da Foz, quer seja pelas suas condições naturais, pela “nossa capacidade de receber grandes eventos” ou pelas sinergias criadas entre o município e entidades locais, nacionais e estrangeiras, ter granjeado a máxima de capital dos desportos de praia. “É sinal de que o investimento está a dar resultado, todos juntos estamos a conseguir promover esta marca e o evento do Hugo faz parte também deste conjunto de ações que realizamos como cidade, como um todo”, referiu a vereadora. 

Hugo Almeida manifestou-se satisfeito ter o apoio do Município, agradeceu a Carlos Monteiro o facto de “acreditar em nós” e continuar a apoiar o projeto, e deixou uma palavra de apreço a João Ataíde, que o impulsionou a “abrir estes torneios” e fez com que o torneio “fizesse parte dos planos da Figueira e do Figueira Beach Sports City”. Ruca e João Alves apresentaram o quadro competitivo, que irá contar no dia 24 de junho com 20 duplas regionais, de entre as quais se irão apurar 4 que se irão juntar, no sábado, 26 de junho, às 20 duplas nacionais que irão entrar em competição. No domingo, 27 de junho, realizam-se os quartos de final, as meias-finais e a final, esta com transmissão televisiva na Bola TV e RTP 2. A iniciativa irá cumprir com todas as medidas sanitárias determinadas pela Direção-Geral da Saúde, estando, no entanto, ainda por determinar se e como poderá ser assegurado o acesso de público às bancadas.

Enviar um comentário

0 Comentários