"Cinco Centenários, Cinco Coletividades" - Dia Nacional das Coletividades

 



O Dia Nacional das Coletividades, que se celebra a 31 de maio, foi instituído pela Lei n.º 34/2003, de 22 de agosto, como forma de reconhecimento e valorização do movimento associativo popular. Esta lei conferiu ainda ao movimento associativo português o estatuto de parceiro social. 


Mas porquê o dia 31 de maio? A data coincide com a realização do congresso que, em 1924, deu vida à Federação Distrital das Sociedades de Educação e Recreio, atual Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD).


Para assinalar a data, e ainda atendendo aos constrangimentos provocados pela pandemia da COVID-19, a ACCFF promove, ao longo do dia 31 de maio, na sua página do Facebook a iniciativa “Cinco Centenários, Cinco Coletividades”, que visa dar a conhecer, através de conversas informais, as cinco coletividades do concelho que este ano comemoram o seu primeiro centenário.


Assim, durante o período da tarde e noite, irão ser publicados vídeos com dirigentes do Quiaios Clube, do Grupo Musical Instrução da Fontela, do Grupo Recreativo Vilaverdense, do Grupo Musical Carritense e da União de Futebol de Buarcos, que nos contam um pouco da história das suas associações e os planos para a comemoração da efeméride.

Enviar um comentário

0 Comentários